Programa de Fruet fala pela primeira vez em Lula e Dilma

Gustavo Fruet: "A popularção está buscando uma alternativa". Rodrigo Félix Leal/Metro Curitiba.

Fruet muda na tevê.

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT, Gustavo Fruet, apresentou mudança radical no programa eleitoral que foi ao ar na noite desta quarta-feira (5). Pela primeira vez, desde o início da campanha televisiva, o programa do pedetista assumiu que tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

Fruet vinha evitando mostrar vínculo com os petistas desde o início do programa eleitoral, temendo rejeição dos eleitores por conta de sua atuação na CPI do Mensalão. A estratégia do candidato do PDT mostrou-se errado, pois ele caiu nas pesquisas de opinião e está em terceiro lugar na corrida, segundo o Ibope e Vox Populi.

O apoio mostrado de Lula e Dilma veio à  tevê por meio de testemunhos de beneficiários do programa do governo federal Bolsa Família. O candidato em si, até agora, não disse da sua própria voz, no horário eleitoral, que tem o apoio dos petistas.

O programa desta noite do pedetista teve o objetivo capital de estancar o contrabando! de militantes do PT para a campanha de Ratinho Junior (PSC), líder nas pesquisas, que o ameaça deixar fora do segundo turno.

Será que Gustavo Fruet começou a grande virada a partir de hoje? Vamos saber nos próximos capítulos.

35 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. CURITIBA É UMA ILHA CERCADA DE CARGOS EM COMISSÃO POR TODOS OS LADOS.

    As milhares de contratações em cargo em comissão afrontam não somente a licitude do concurso público, mas também o bom senso, visto que somente seriam cabíveis se destinadas ao provimento temporário, motivado pela necessidade de um determinado profissional dotado de especial capacitação, conhecimento e confiabilidade; porém os números abismais pressupõem que o objetivo deste tipo de provimento está sendo claramente desvirtuado por aqueles que determinam a sua criação e provimento. Não será difícil, então, identificar a infinidade de situações caracterizadoras de nepotismo e clientelismo institucional. Situação vergonhosa, pois aqueles que receberam das mãos do povo o cargo político, ou mesmo, que alcançaram o título de autoridade no serviço público por mérito próprio, passam a ser os responsáveis pelo mau uso do poder que lhes foi conferido, desrespeitando os princípios constitucionais e provocando prejuízos atinentes ao interesse da coletividade, fazendo da vida pública extensão de sua vida privada.

    Não se pode negar que a identificação de um ato de nepotismo é bem mais simples do que de um ato administrativo de nomeação com fins clientelistas. No tocante a isto, a lei citada no art. 37, V, da Constituição Federal, que virá regular a nomeação de servidores a cargos comissionados, poderá exigir, além da formação técnica e especialização, que o nomeado não possua em sua história pregressa vínculo de caráter político ou obrigacional, de qualquer espécie, com o nomeante.

    O controle da discricionariedade nas nomeações será efetivamente implementado com a edição da lei prevista no art. 37, inciso V, da Constituição Federal, a qual tem como objetivo traçar as condições nas quais a contratação para cargo comissionado seria plausível, assim como o percentual máximo de cargos que poderiam ser preenchidos por pessoa estranha ao serviço público. Apesar do dispositivo direcionar a lei aos servidores de cargos efetivos, por analogia, a lei servirá de guia ao processo de nomeações daqueles que não façam parte dos quadros funcionais.

    Enquanto não é criada a lei regulamentar citada, prevalecem vários institutos essenciais ao controle da discricionariedade e punição das arbitrariedades cometidas por servidores e agentes públicos, como a Lei 8.112/98 (Estatuto dos Servidores Públicos da União), a Lei 8.429/92 (Lei da Improbidade), a 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública).

    Ademais, cabe ressaltar que a valorização profissional do servidor público, por meio da implementação dos cursos de formação e aperfeiçoamento previstos no art. 39, § 2º, da Constituição Federal, permitirá que estes alcancem os postos de direção, chefia e assessoramento, que, atualmente, são providos pelo sistema de livre nomeação e exoneração, diminuindo, consequentemente, as oportunidades de uso clientelista e nepótico dos cargos e funções pelos gestores públicos mal-intencionados.

    Conclui-se que não é a previsão constitucional de provimento por cargos comissionados de livre nomeação e exoneração que gera, por si só, o fenômeno do nepotismo ou do clientelismo. A previsão apenas viabiliza que pessoas, totalmente destituídas de comprometimento ético e moral com as instituições nacionais, usando do poder a elas conferido pelo povo, ou decorrentes do cargo que ocupam no serviço público, pilhem o erário, causando repúdio e vergonha diante da recente história democrática deste país.

    ——————————————————————————–

    Eu só votarei em candidato que prometer e cumprir – se eleito – que reduza em mais de 70% os cargos em comissão da PMC, e que volte aos tempos do Ivo Arzua quando tinhamos pouquissómos cargos em comissão .

  2. Discordo: Como ex-simpatizante, o partido deu mostras em diversas administrações, de incompetência.
    Os índices de aprovação Lula/Dilma, são granjeados junto àos clientes bolsistas/cotistas.
    E alguém ai em cima falou de melhoria de vida, mas na realidade, a euforia se deve ao arreganhamento do crédito e ao incentivo ao consumo.
    Porto Alegre já arquivou o petê e Curitiba não é de correr riscos.

  3. Arns era do PT e mudou de lado..ISSO é política?
    COERENCIA total né? ..aiuhsauhuashduaishdauis

  4. Coligações a parte, o engraçado é ver nenguinho que vota no Ducci e nao adimite votar no Freut por causa do PT, só que esqueceram que o próprio prefeito já falou que aopia a Dilma, entao não é por aí.

  5. Programinha PX, candidato PX, até parece tucano PX!!!(PX=Picolé de Xuxú)

  6. A parceria é ótima mas tudo vem na hora certa.

  7. Fruet foi inteligente mais uma vez, ele não é mais deputado, será prefeito e o uma cidade precisa de verbas federais. Só os cabecinhas ficam com essa de não voto em tal partido. EU VOTO NA PESSOA.

  8. Pelos comentários parece que o PT é a perfeição em administração e honestidade. Vejamos: Em São Paulo o PT governou com Marta SuplicY, que não resolveu nada e nem cunpriu as promessas de campanha. São Paulo continuou a mesma porcaria na saúse, na segurança, na educação, no transito, nos transportes coletivos etc..Em Londrina, o Nedson como prefeito fêz o impossível,fazer o povo sentir saudades do Belinatti, em Porto Alegre o PT vai de mal a pior, não fará sucessor. Emtão pergunto: Onde está a perfeição do PT?

  9. Curitiba é uma cidade de servidores públicos COMISSIONADOS, p.ex. eu conheço um que está há mais de 30 anos no serviço público como COMISSIONADO, entra governador sai governador ele está sempre lá, na prefeitura de Curitiba está também cheio deles, sai prefeito entra prefeito e eles estão sempre lá. E também têm os COMISSIONADOS que já estão aposentados pelo serviço público, na Boca Maldita de Curitiba está cheio deles, recebendo aposentadoria, com cargo comissionado na prefeitura ou no governo do estado e passam o dia tomando cafézinho na Boca. Vamos fazer uma conta simples; se em Curitiba na prefeitura e no governo do estado tivermos 50 mil desses, vamos multiplicar por quatro(o comissionado+esposa+mais dois filhos), só aí leitores temos 200 mil votos.

    Pergunto leitores, “elles” querem mudanças? Por isso a dificuldade do PT em ganhar a prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado, pois uma limpa será feita nesses “lombo liso”, o que aumentará muito a arrcadação de Curitiba se isso for feito, distribuindo a riqueza entre todos os municípes e não aos “privilegiados” lombo liso.

    O problema de Curitiba com o PT não é ideológico e sim o de manter o status quo desses “comissionados lombo liso” e se o PDT/PT ganhar a prefitura de Curitiba, ganha o Estado e fará uma limpa geral.

    Enquanto o curitibano que não for “servidor público COMISSIONADO LOMBO LISO”, e sim servidor público concursado, trablhar na prestação de serviço- comércio/industria/bancos….não se conscientizarem disso que precisamos mudar, o CAIXA DA PREFEITURA DE CURITIBA E DO GOVERNO DO ESTADO, se manterá “ad eternum” essa rachadura com os “vampiros do erário”.

    Uma mudança será boa para todos. Pensem nisso!!!!!!

  10. Não acham que essa seria talvez uma chance para o PT provar para Curitiba como é forte e como pode melhorar as coisas?

    Nós vemos a anos essa floresta de tucanos na prefeitura e o cidadão sempre reclama que Curitiba ainda é carente em diversos setores, que precisa crescer mais, etc…mas como fazer isso acontecer se a prefeitura não muda e o segmento de trabalho também não?

    Acho que está na hora de deixar esse orgulho e esse ódio do PT de lado, para vermos se ele não é talvez a grande chave para Curitiba!!!

  11. É isso aí mesmo….o PT está com o Gustavo e o Gustavo está com o PT…. O partido que mudou o Brasil e o mesmo partido que escolheu o candidato mais preparado de Curitiba para ser o prefeito da nossa querida capital…..Tenho a certeza que agora a campanha vai deslanchar…..

  12. Fruet agora sim acredito queestá no caminho carto o Pt tem muitas coisas boas do governo federal que pode ser mostrado.

  13. Fruet é a melhor opção pra Curitiba!! Sem sombra de dúvidas!!
    Se não for eleito quem perde é a cidade e os curitibanos.

  14. Agora não tem mais pra onde correr, está afundando o barco do frufru

    • Espere a notícia de que o DUCCI nomeou capataz de fazenda funcionário fantasma da prefeitura com salário de R$ 6.000,00 por mês sair na mídia.
      Depois a gente descobrirá o barco de quem vai afundar.

  15. Too late…

  16. Não esqueçamos que o vice do Beto,ex senador pelo PT em tempos mensalístico,Flávio Arns,renegou a amizade que teve com Lula,que tanto o ajudou,para aderir ao projeto de poder de Beto Richa e amigos.Percebendo que perderia a legenda ao senado para a competente Glasi,o esperto senador Arns desertou do PT e se abraçou aos tucanos.Deu no que deu…

  17. Muito boa essa nova medida da campanha do Gustavo, agora a tendência é crescer para chegar ao segundo turno parabéns a coordenação agora vai mesmo da-lhe 12 é Fruet na cabeça.

  18. Afundou de vez. Isso sim…

    • O PRECONCEITO DOS CURITIBANOS, FEDE MAIS DOQ OS ESGOTOS NA CIDADE…OS RIOS ESTAO TODOS MORTOS,CURITIBA ESTA FEDENDO, EOS CURITIBANOS ,PREFEREM VOTAR EM PÉS VERMELHOS CAPIAUS A VOTAR NO PT, POR PURO SENTIMENTO VIL E RASTEIRO… Q É O PRECONCEITO. POBRE POVO DE CURITIBA!

  19. Hum. Eu acho que agora é tarde…

  20. Meu Deus Esmael…vc viu esta…estão pintando os terminais da cidade com as cores da campanha do DUCCI. ta na Gazeta do Povo. Isto não é crime eleitoral ???? Isto não da cassação ??? É inacreditavel que isto aconteca em Curitiba.

  21. Gisele Carvalho, o Fruet é PDT.

    • Sim ele é do PDT mas a coligação é ligada ao PT e é o candidato que foi considerado pelos petistas paranaenses o nome certo para a disputar a eleição para prefeito… E não a toa que a Ministra da Casa Cível Gleisi Hoffmann esta em seu programa politico na TV..

  22. O PT com Dilma e Lula melhorou a vida de todos os brasileiros que hojem vivem melhor, com mais poder aquisitivo. Temos grandes petistas paranaenses fazendo um otimo trabalho em Brasilia como Gleise, Paulo Bernardo e Dr Rosinha. Aqui na Camara Municipal não temos nenhum petista metido em corrupção, ao contrario do PSDB e seus vereadores que acabaram com a imagem da camara e apoiam o atual prefeito.

  23. Vamos votar no candidato Gustavo Fruet e ter uma Curitiba com mudanças e respeito que todos nós merecemos.

  24. Digas com quem tu andas que direi quem tu és… Fora PT… Curitiba não vota em PT…

    • Gostei das palavras de ordem PT aqui não!!!

      Eleição em Curitiba deveria acabar, é um gasto desnecessário, quem deve indicar sempre o prefeito dever ser sempre o governador, que aliás esse terá mandato eterno pelo fato de ser “o sol da manha”.
      Fora eleições aqui quem manda é a direita e ai de quem for contrario. será extraditado da cidade!!! ps: e do estado também…

    • Curitiba nunca elegeu PT. Mas, quase, duas vezes com Vanhoni.

      E a alternativa que Curitiba elegeu, nem sempre foi revolucionária, pois tem eleito os Betos, Taniguchis e Derossos da vida!!!

    • Mas salvo engano, o JOÃO CLÁUDIO DEROSSO e o MARCONI PIRILLO não são do PT.

    • é verdade gisele, curitiba ñ vota no PT… MAS VOTA NOS LADROES E CORRUPTOS, E DERO$$OS DA VIDA. POBRE CURITIBA!!!

  25. Vai despencar mais ainda.

  26. Esmael, ele só vira se tirarem o tal do marqueteiro gaúcho. Eita homem ruim de serviço. O coitado do candidato só entra disparando um promessômetro sem nexo…sem pegada…sem emoção. O Gustavo merecia coisa melhor.

  27. ALELUIA ALELUIA, ATÉ QUEM ENFIM O LADO BOM DO PT ESTÁ SENDO USADO.