Cientista político diz que onda de sucesso de Ratinho se deve ao fracasso de Fruet

Na onda pelo novo, Ratinho Junior vira favorito em Curitiba

por Estelita Hass Carazzai, via Folha de S. Paulo

Ratinho se reuniu ontem com chapa de vereadores. Foto: divulgação.

Com tempo reduzido de TV e num partido com pouca tradição, mas com o dinheiro e a popularidade do pai, Ratinho Junior (PSC), 31, virou o principal favorito na disputa pela Prefeitura de Curitiba.

Na mais recente pesquisa Datafolha, nos dias 10 e 11 deste mês, ele ultrapassou o prefeito e candidato à  reeleição Luciano Ducci (PSB), tanto na projeção do primeiro como na do segundo turno.

A candidatura surfa na popularidade do pai, o apresentador homônimo do SBT, que faz campanha pelas ruas com o filho e já foi proibido pela Justiça de comandar os comícios, por ser um artista (o que é vetado pela lei eleitoral).

MàDIA

Ratinho Junior, cujo nome é Carlos Alberto Massa Junior, também conta com a força da televisão e da rádio da família, dona da retransmissora do SBT no Paraná e de uma rádio FM, em que ele apresentava um programa diário havia cinco anos.

“Isso me potencializa, mas não usei para isso”, diz.

A campanha foi inicialmente bancada pela empresa da família –Massa e Massa Comunicação–, que respondeu por quase a totalidade do dinheiro doado na primeira prestação de contas.

Atualmente, o candidato já conseguiu atrair outros empresários e ganhou apoio também dos mais humildes: Ratinho Junior usa uma linguagem simples, promete dar uniforme a crianças e iluminar ruas para evitar assaltos, diz ser independente e que trará o “novo”.

“Há uma tendência de o eleitor apostar na novidade”, afirma o cientista político Emerson Cervi, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que cita a baixa aprovação do governo Ducci (39%, segundo a mais recente pesquisa Datafolha) como fator que impulsiona o eleitor a votar na oposição.

Para ele, parte do sucesso de Ratinho Junior até aqui se deve ainda ao fraco desempenho do candidato Gustavo Fruet (PDT).

Até julho, ele aparecia na liderança das pesquisas, hoje está em terceiro lugar e sofre com a baixa arrecadação da campanha.

“O Fruet perdeu o argumento de oposição. Dois anos atrás, ele estava com o Beto Richa [Fruet era filiado ao PSDB e concorreu ao Senado em 2010 na coligação do governador, que apoia Ducci]”, diz Cervi, para quem Fruet demorou a se defender dos ataques sobre sua aliança com o PT.

ESTRATà‰GIAS

Além do discurso bem afinado, Ratinho Junior traz na bagagem um “trabalho silencioso”, feito desde 2011: visitar bairros para ouvir a população e coletar propostas.

Foram 39 reuniões, que cobriram metade da cidade.

Ainda hoje a campanha coleta propostas, via voluntários que abrem comitês em suas próprias casas. Já são 1.200 desses locais.

“à‰ uma candidatura construída com a população”, diz Ratinho Junior.

Ele utiliza também recursos pouco convencionais, como carreatas noturnas, peruas Kombi iluminadas com neon e telões sobre carretas.

Nos últimos dias, a candidatura começou a ser bombardeada pelos adversários, que dizem que Curitiba não quer um “animador de auditório” para prefeito.

Eles também questionam sua atuação na Câmara, em Brasília, onde cumpre o seu segundo mandato.

Ratinho se elegeu deputado pelo PPS, em 2006, mas mudou logo depois para o PSC, partido da base federal, e passou a votar pró-governo –inclusive a favor da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

“Votei mesmo. A saúde iria perder”, diz Ratinho Junior, que afirma não ser “nem de oposição nem de situação”. “Sou de inclusão.”

41 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Quem conhece como eu a familia Ratinhos, não vota e nem paga um centavo por isso, visto que seu pai que está bancando a campanha e depois vai quer mandar em Curitiba, tem um programinha de tv que é uma vergonha. Baixo nível cultural. O Fruet tem idéias próprias e o outro só lê e fala o que os publicitários prepararam. Acorda povo.

  2. Eu acho que vai acabar em pizza… visto que ratinho jr tem anseios de fazer aliança com o b. richa… logo… 24 anos no poder… e com o governo do estado na mão… dara poder para arrastar sua influencia… alem… e do aquem… sendo que fruet… tb era da panelinha… ou seja… nao tenha muita esperança de mudança… as combinações secretas… assumiram o poder… e nao é facil… se livrar delas…

  3. Só lamento por Curitiba se Ducci ou Ratinho forem eleitos.Povinho de novela e tv. Depois não reclamem quando Curitiba estiver pior do que ja é, a culpa vai ser total e exclusiva de quem votou errado.ACORDA POVO CURITIBANO

  4. Discordo com este tal cientista politico, pois o ratinho esta “em primeiro conforme pesquisas” por ser literalmente um produto lançado pelo seu pai o qual tem grande audiência na camada mais sofrida e por outros pelo fato de simplesmente ser um produto conhecido. Em particular não saberia se menos pior Ducci ou Ratinho?

  5. O Fruet está em uma sinuca de bico: ou continua a ser honesto ou é eleito… Isso só vai deixar de ser assim, quando o voto não for mais obrigatório.

  6. Não diria fracasso do fruet. E colocaria diferente: Popularidade de Ratinho…

    Todo mundo sabe que ratinho só tem a quantidade de votos que tem, devido ao seu pai, pois se as pessoas analizassem o Ratinho nos debates, veriam que ele não é metade do que o pai diz ser….

  7. Não concordo de maneira nenhuma. O único apontamente frente ao candidato do PDT é que ele se aliançou ao PT. Isso afora, não há outra razão para atacar o honrado membro da família Fruet. Quaisquer problemas da cidade de Curitiba, que foram explorados pela concorrência multimilionária, são fruto da pouca educação oferecida ao povo.

  8. O fracasso do Fruet seria devido a uniao ao PT ?

    Que besteira meu deus…quer dizer que a pessoa muda de caráter, muda o jeito de agir, a capacidade fica menor, pelo simples fato de mudar de partido? Eu acredito que partido é o de menos! Até o momento em que o curitibano analisar coisas idiotas como partido e não o candidato em si, Curitiba terá os mesmos problemas de sempre ou pior que isso! A situação só se ameniza em época eleitoral, é um absurdo

  9. Óbvio! Como disse o Adalberto, Mau deputado = Mau prefeito, se não péssimo prefeito já que o cargo é mais trabalhoso.

  10. Não, a onda de sucesso de Ratinho Jr é graças ao seu pai…

  11. Também não concordo. O menino tem que se aprofundar mais em questão de carreira para fazer algo de certo pois suas propostas parecem piada!

    • Piada é a “coerência” do “juntos”. Isso me faz lembrar o slogam da campanha do Afif Domingo para presidente quando perdeu para o Collor: “juntos chegaremos lá, fé no Brasil, com Afif juntos chegaremos lá…”
      Como tem eleitor preconceituoso em Curitiba. Qual a experiência do Ducci? Se tem experiência ainda não mostrou a que veio. Vão votar no Ducci e quem vai comandar a cidade vai ser o Beto Richa. Se o Beto não está dando conta do Estado, imagina administrar o Estado e Curitiba? O Ducci não foi capaz de tomar a iniciativa de anunciar o seu vice, teve que esperar o Beto voltar de NY para anunciar por ele. É isso que queremos para Curitiba? Um prefeito sem atitude! Eu espero mais de um prefeito. Atitude é fundamental. Servidão e pedantismo em um político não dá pra engolir.

  12. Mau deputado = Mau prefeito

  13. A única maneira de motoqueiro voar, é viajando no Google Earth! Olhando para os Hospitais na região metropolitana de São Paulo, você pode conferir que eles tem heliporto. Sentado no meu quintal, tomando uma gelada comecei a imaginar Curitiba daqui a alguns anos… meu Deus! nossos administradores não tem visão de futuro, avalio que todos os candidatos são fracos.

  14. Não seu analista político mas vejo a eleição de Curitiba da seguinte forma:

    O Ducci tem uma campanha bem feita, que “esconde” o candidato e o mostra pelas lentes da produção de marketing. É o preferido pelas classes A e B, não por ele mesmo, mas pelo Beto e todo o grupo que está colado à ele. Era simpático enquanto prefeito, mas como candidato, a campanha mostra atitudes prepotentes, autoritárias e truculentas, só lembrar o que se aprontou para o blog do Tarso.

    O Fruet, não tinha xx milhões de votos como voto pessoal, muitos eram os votos exatamente das classes A e B que ele representava. Quando não conseguiu se candidatar pelo PSDB, muitos desses votos foram para o candidato da classe. Somou-se a isso a rejeição ao PT que ainda é forte em Curitiba. O Fruet ficou como a classe média no meio do caminho rss… Tem como ponto positivo sua seriedade, até para falar mal do PT no Congresso Nacional ele era elegante…

    O Greca tenta reeditar como roupas novas o que é velho. A campanha do Greca é engraçada, divertida, bem humorada, mas não é com frases engraçadas e humor ácido que se toca uma cidade, então acho que falta um olhar para frente, um olhar para o novo.

    O Ratinho sabe capitalizar tudo isso com uma boa campanha televisiva. Não ataca nem aqui nem ali, não tá nem aí com a brincadeira do Ratinho e Ratão, aproveita a força da juventude e principalmente capitaliza os votos de quem ficou sem candidato pela lambança das alianças esdrúxulas feitas em Curitiba.
    Na minha opinião, o Ratinho será o futuro prefeito de Curitiba, não tanto por mérito pessoal, mas pelo erro dos outros candidatos.

  15. Olha só mais uma diferença entre Ratinho Jr. e Fruet: ” votei mesmo na CPMF”, diz o Ratinho, que assume o que faz e não tem medo de causar polêmica. Já o Fruet amarelou e ficou querendo esconder sua aliança com o PT, com vergonha e medo de assumir sua ” incoerência”. Deu no que deu: não cativou o povo, pecando pela falta de autenticidade. O Fruet tinha mais é que assumir desde o início que aliou-se ao PT e pronto. Por isso, isso e aquilo.

  16. Se for para o 2. Turno, perde! Muito fraco e frágil, sem consistência e portanto temerário.

    • O Ducci? Realmente, fraco como é, se for para o segundo turno já perdeu. Se for. O cara com a máquina municipal e estadual nas mão está patinando feio e não sai do lugar. Se você conhecer alguém que votou nele para prefeito me avisa. Caiu de paraquedas e ta mais perdido que cego em tiroteio. Não dá um passo sem o aval do Beto. Pedante.

  17. Não concordo.
    O Ratinho só está forte, pq a administração do dutti é fraca !

  18. parabém ratinho junior enquanto o candidato luciano ducci fala que vc não colhecer a cidade de curitiba. pior seria ele colhecer curitiba segundo mesmo mas não possuir capacidade para comprir suas promesas aos curitibanos. vai firmes q os curitibanos te espera.

  19. Ratinho já ganhou!

  20. É que o de cima sobe. E o de baixo desce. E o motivo todo mundo. Já conhece. É que o de cima sobe. E o de baixo desce… Bom xibom, xibom, bombom! o gustavo tem que tocar essa música:Eu acredito é na rapaziada
    Que segue em frente e segura o rojão
    Eu ponho fé é na fé da moçada
    Que não foge da fera e enfrenta o leão
    Eu vou à luta com essa juventude
    Que não corre da raia a troco de nada
    Eu vou no bloco dessa mocidade
    Que não tá na saudade e constrói
    A manhã desejada

  21. Promete dar uniforme para as crianças. E o pai dele paga a cachaça dos clientes dos bares quando vai à periferia fazer campanha. O Povo brasileiro continua vendendo o voto e achando que esse tipo de candidato é simpatico, carismatico e tem novas ideias. Quem der mais, vai levar a eleiçao.

  22. Sei não.
    Acho que este Mickey esta mais pra Pateta.

  23. O FRUET SE QUISER IR PARA O SEGUNDO TURNO PRECISA MUDAR A POSTURA DE BOM MOÇO PARA HOMEM DE VERDEDE.

    • O Fruet perdeu o “time”. Ficou se fazendo e quando se deu conta já era tarde. Mas acho que, com a alta rejeição do Ducci, ainda pode acontecer surpresas.

  24. Parabéns, Ratinho Junior!
    Até a vitória!!!!!!!

  25. 15 na cabeça e no coração!!!

  26. isso é uma Mala! Salvem Curitiba!

  27. q Fruet está ruim de merchan tá. mas nas ruas, Fruet não está tão ruim assim. ele tá demorando pra colar de fato na imagem da Dilma e da Gleisi. se ele tá guardando essas “armas” para o segundo turno, ele tem que pensar que ainda há o primeiro turno.

  28. A ONDE DE SUCESSO DE RATINHO JR SE DEVE A MUITOS ESCÂNDALOS QUE OCORRERAM COM OS POLÍTICOS QUE DETÉM O PODER. EXEMPLO DISSO É O DESVIO DE MILHOES DA CAMARA MUNICIPAL DE CURITIBA. CULPARAM O DEROSSO, MAS SERÁ QUE SOMENTE ELE ERA O CULPADO?????????
    OS OUTROS VEREADORES SABIAM DA SITUAÇÃO ?????
    ERAM CONIVENTES ???????????????????
    TODOS ELES QUEREM SE REELEGER. PARA QUE EXISTE REELEIÇÃO ????????
    VÃO SE PERPETUAR NO PODER ???????? OU SERÁ QUE É MUITO BOM VIAJAR PARA A EUROPA COM O DINHEIRO DO TROUXA DO POVO ??????

  29. Parabéns Ratinho Jr. pela campanha limpa e inovadora!!
    DR. RODRIGO 20200

  30. É um erro o eleitor entrar nesse oba oba, eleição não é igual experimentar um novo refrigerante ou uma cerveja nova…

    Depois ficam reclamando!!!

    • E agora José?
      Eu e a maioria dos eleitores curitibanos estamos reclamando a pelo menos 16 anos desse grupo que tomou de assalto a prefeitura e de muitos comissionados da Prefeitura que se acham no direito de perpetuar no poder, muitos acham que a prefeitura é deles.
      Me diga uma coisa: o que é aquela propaganda do Ducci onde aparece um ator se passando por eleitor “humilde” com seu sotaque carregado, caipira com um português de dar pena em qualquer semi analfabeto? Será que este grupo pensa que este é perfil do eleitor e que com isso vai ganhar mais votos dos eleitores mais humildes? Patético e ofensivo.

  31. os velhos marqueteiros estão perdendo espaço na politica .a população quer pessoas que as escutem, e apresente solução. o ratinho filho é a esperança ,porque os outros tem tradição na politica. se não agradaram o povçao ,em vão vão lutar,mas sem sucesso..

  32. ISSO NÃO É NADA CARO ESMAEL HOJE AQUI NO BAIRRO NOVO TEVE UMA FESTA PARA O RATINHO JR. PROMOVIDO PELO DUCCI OU LUCIANO NEM SEM QUEM ESTOU FALANDO MAS NO DESFILE CIVICO AQUI BOMBOU O RATINHO JR OLHA QUE OS CARGOS COMISSIONADOS DA SEED ESTAVAM DESESPERADOS. VEJO SÓ UM TURNO EM CURITIBA E É JR NA CABEÇA. KKKKKK

  33. O povo percebeu que a atual administração deixou muito a desejar e o desejo de mudança foi se fortalecendo ao longo da campanha. Gustavo Fruet não conseguiu capitalizar em seu favor esta onda favorável (o desejo latente de mudança) devido a uma campanha mal organizada, Ratinho Junior com uma campanha eleitoral mais competente, representando o novo, as novas ideias, a juventude e a possibilidade de fazer uma boa administração conquistou a população. Ratinho Junior tem tudo para ser um excelente prefeito.

  34. com todo respeito ao pensamento do cientista politico, eu nao concordo!
    esta ideia que o povo nao sabe votar, e etc… sao coisas do passado.
    o fruet ja jogou no time do psdb, e agora pdt e pt
    partido nao elege, mais pode atrapalhar e o caso do fruet.(PT)
    O RATINHO JR, e a opcao da mudanca, pelos projetos, e pelo carisma, que conta muito, se vai dar certo ou nao, daqui 4 anos outra eleicao.
    nao pode subestimar a capaciade, do candidato por isso ou aquilo.