Prazo para impugnação de candidatos termina na sexta-feira

por Cahuê Miranda, via O Estado do Paraná

A Lei da Ficha Limpa pode ampliar os pedidos de impugnação de candidaturas. A avaliação é do juiz da 1.!ª Zona Eleitoral de Curitiba, Marcelo Wallbach. O prazo para solicitar a impugnação de candidaturas termina na sexta-feira. Por enquanto, nenhum dos candidatos inscritos até o dia 5 do mês passado teve problemas com a nova lei. O jornalista Carlos Moraes, que concorre á prefeitura pelo PRTB, é o único contestado até o momento, com três pedidos, que questionam a regularidade de sua filiação partidária.

Não há um levantamento preciso, mas o número de candidatos impugnados nunca chega a 10% do total de inscritos!, diz Wallbach. A novidade desta ano, que é a Lei da Ficha Limpa, por enquanto, não foi base para nenhum pedido de impugnação, mas há uma expectativa!, afirma.

Curitiba vai usar pela primeira vez as urnas biométricas. Serão 3.600 equipamentos em todas as seções eleitorais, prontas para receber os votos de 1,173 milhão eleitores. Este número diminuiu após o recadastramento exigido pela nova tecnologia. Antes, 1,3 milhão de curitibanos estavam aptos a votar.

Curitiba é a primeira grande cidade do Estado que vai utilizar as novas urnas e a maior do País. A expectativa é que, além de aumentar a segurança, agilize ainda mais a votação!, diz o presidente do TRE, Rogério Kanayama.

Comentários encerrados.