Por Beto Richa, PSDB deixa de lançar candidatos no PR

por Estelita Hass Carazzai, da Folha

Em União da Vitória (PR), Dilma e Richa fazem campanha juntos.

Sob o comando do governador Beto Richa, o PSDB do Paraná deixou de lançar candidatos a prefeito nas principais cidades do Estado para fortalecer a aliança pela reeleição do tucano, em 2014.

O plano incluiu abdicar do lançamento de candidaturas até na capital, Curitiba. As cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu também não terão candidatos do PSDB. Em troca, o partido apoia políticos do PP, DEM, PPS, PSB e PDT, entre outros.

A estratégia rachou o PSDB local. Enquanto Richa sustenta o “respeito” aos partidos aliados, alguns tucanos acusam-no de autoritarismo.

Segundo os opositores, desde 2011 foram extintos diretórios municipais em 128 cidades, substituídos por comissões provisórias em que a escolha de candidatos é feita por cinco membros nomeados pela executiva estadual.

“Fui minha vida inteira do PSDB. O pai de Richa [José Richa] comia quibe lá em casa”, diz Hussein Bakri, ex-prefeito de União da Vitória –onde o diretório também foi extinto–, hoje filiado ao PSC.

Richa rechaça as acusações e diz que não teme a perda de lideranças –o caso mais lembrado é a saída do ex-deputado Gustavo Fruet, hoje postulante à  Prefeitura de Curitiba pelo PDT. “O partido vem crescendo. Queremos passar de 40 para 80 prefeitos eleitos neste ano.”

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ô, Elton, …repetir “sem vezes” é igual a “zero”. Vc parece ter faltado a essa aula de português, mas vou lhe ajudar: “cem” é 100. E “sem” é nada, zero. Conseguiu entender ou quer que desenhe.

  2. AMOS AS EXPLICAÇOES.
    1 O PREFEITO ATUAL É LIGADO AO GOVERNADOR BETO RICHA E ATÉ O MOMENTO NAM CONSEQUI NADA DO GOVERNO ESTADUAL.
    2 O PEDRO IVO FOI PREFEITO E 8 ANOS DEPUTADO DA SITUAÇAO E TBEM NAM FEZ NADA A NAM SER PARA SI MESMO
    3 O ROSSONI FOI DEPUTADO COM O JAIME LERNER SITUAÇAO,CONSEGUI NO MAXIMO VIATURAS E AMBULANCIAS.
    4 AGORA DIZEM QUE VAO TRAZER MELHORIAS ,JA OUVI ESSA HISTORIA DESDE QUE NASCI.

  3. Juntos por União da Vitória?, fala serio, o PT e PSDB aqui se odeiam, o vice deles, até queimar bandeira do PT ja queimou, isto é um absurdo, fora o resto do PSDB que é comandado pelo Valdir Rossoni aqui sao tudo cabide de emprego e quem mantem eles é o proprio Rossoni, a unica coisa que eles querem é dinheiro poder e emprego o Pedro Ivo por sua vez ficou 8 anos como Deputado Estadual e não fez nada só aparecia aqui para passear no periodo que ficou como Deputado, não se iludam com isto, nesta aliança até negociata para destituir partido fizeram tentando forçar um EX Deputado federal a sair candidato a prefeito, este que de tão EX que é ja não quis nem saber porque no fundo ja sabe que é uma canoa furada, está aliança ja nasceu morta e não aguenta até o dia 7 de outubro. POVO DE UNIÃO DA VITÓRIA NÃO SE ENGANEM PORQUE ONDE TEM ROSSONI NO MEIO BOA COISA NÃO É!

  4. Que há de estranho nisso????rsrsrsrs, todo mundo sabe que pt e PSDB são farinha podre do mesmo saco, não admira se andarem juntos em 2014 rsrsrsrsrsrsrsrs, o governo federal, o pt, é em quase tudo semelhante ao governo anterior, só não é igual por que consegue ser pior.

  5. Ainda bem que o Beto Richa tirou o Hussen do partido, pois esse cara não tem moral pra ser prefeito, nem zelador de capelinha!!!

    O troco à esse canalha será a surra nas urnas…

  6. Isso ai Betinho, repita sem vezes essa mentira em que só você e seus cupinchas acreditam que um dia quem sabe ela se transforme em verdade…
    Vamos ver depois das eleições como vai ficar seu discurso?
    O que adianta passar de 40 para 80 cidades se a representatividade delas em número de eleitores é insignificante. Se perder a prefeitura de Curitiba (e mesmo que seu apadrinhado ganhe, essa já não mais vai pertencer ao PSDB e quem garante ao Beto que, sendo o PSB da base aliada do Governo Federal, vai fechar com ele em 2014?) já vai perder o equivalente a pelo menos 50 prefeituras de pequeno porte, o mesmo pode acontecer em cidades de médio porte… Falta maturidade política para esse aventureiro chamado Beto Richa: tá com uma metralhadora engatilhada apontada para o próprio pé, um descuido e dispara.

  7. O povo sério e que quer a bem da cidade, e diz não a robalheira, irá eleger Pedro Ivo(PT) e Jair Brunhago(PSDB), o partido deles é União da Vitória

  8. Esse Rossoni e nojento mesmo para benificiar ele pode tudo mesmo o Hussen vai ganhar de todos aqui em Uniao da vitoria o povo ta revoltado com essa coligação.