Dilma afirma que Brasil terá política de investimento para enfrentar crise internacional

via Blog do Planalto

Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com o Rrei da Espanha, Juan Carlos I, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (4), durante almoço oferecido ao rei da Espanha, Juan Carlos I, no Itamaraty, em Brasília, que o governo está se preparando para ter uma política de investimentos para enfrentar a crise econômica internacional.

O Brasil está se preparando para um salto de competitividade em sua economia. Para isso é necessário um desenvolvimento acelerado de nossas capacidades científicas e tecnológicas. O Brasil também está se preparando para ter, diante do acirramento das crises e de processos recessivos na economia internacional, uma política pró-cíclica de investimento!.

Segundo a presidenta, a superação da crise e a retomada do crescimento econômico não podem depender somente das ações dos países emergentes. Sobre os efeitos da crise na Espanha, Dilma afirmou ter confiança na criatividade e na força do povo espanhol para superá-la.

A retomada do crescimento em nível global não pode depender apenas de medidas adotadas pelos países emergentes. Em um momento de crise é fundamental insistir em uma ação coordenada e solidária entre todos os grandes atores da economia mundial, em especial, uma ação coordenada e solidária entre os próprios países da Europa!.

Em seu discurso, a presidenta ressaltou o avanço no encaminhamento de soluções reais para os problemas enfrentados por brasileiros para entrar na Espanha. O rei Juan Carlos I afirmou que as autoridades espanholas estão tomando medidas efetivas para agilizar e facilitar a entrada de brasileiros na Espanha. Ele disse ainda que a Espanha está trabalhando com seus sócios europeus para implementar reformas e estabilizar os mercados financeiros.

Economia

Comments are closed.