CGU declara Delta inidônea para contratos com o governo

da Agência Brasil

A Delta Construções executa obras no Paraná. Foto: O Presente.

A Controladoria-Geral da União (CGU) declarou que a Delta Construções é inidônea para contratar com o Poder Público, segundo conclusões de um processo administrativo iniciado no dia 24 de abril. Com esse entendimento, a empreiteira fica impedida de concorrer a licitações da Administração Pública por pelo menos dois anos.

A CGU abriu processo contra a Delta para apurar irregularidades apontadas pela Operação Mão Dupla, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público em 2010. A operação mostrou que a construtora participava de esquemas ilegais em obras rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

As apurações constataram que a empresa pagou, entre 2008 e 2010, valores e bens a cinco servidores responsáveis pela fiscalização de contratos entre a autarquia e a empresa. Para a CGU, a Delta violou princípio basilar da moralidade administrativa!.

A Delta também é alvo de apurações nos desdobramentos da Operação Monte Carlo, que investigou esquema de corrupção articulado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. A quebra de sigilo fiscal, telefônico e bancário da construtora foi solicitada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira.

A portaria que declara a Delta inidônea será publicada amanhã (13). Depois de dois anos, a empreiteira pode tentar reverter sua condição caso prove que eliminou as irregularidades. Os servidores envolvidos em ilegalidades no Dnit também estão respondendo a processos administrativos na CGU.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. DEU NO BLOGO DO RIGON….. HAHAHAHAHAHAHA

    Baixou ao Ministério Público Eleitoral uma denúncia contra um blogueiro de Curitiba, que vinha divulgando resultados de pesquisas não registradas na Justiça Eleitoral.

  2. a delta fez a linha verde o beto deve explicações a nós sobre o contrato com a delta.

  3. hoje o jornal da ric tv ,culpou o requião pelas privatizações das rodovia s ,pode isso?pois a joyce arrogantemente afirmou que culpa do requião.ela mentiu ,sera que ela ja esqueceu que foi o lerner …os contratos não foi o governador da epoca ,a privatisação foi a partir de 1998. logo vão dizer que o requião deu de groja o banestado.o mal jornalismo tem na ric tambem.são pucha saco do governador ,pois estão mordendo grana.que coisa feia!as concessionarias não cumpre acordos do contrato ,o judiciario não deixou o requião agir .o requião foi um governo ingessado pelo ministerio publico.mas a memoria poviana é curta..