Vereador e dois membros da equipe de Barbosa Neto são presos em Londrina

via portal Bonde

O vereador Eloir Valença (PHS) foi preso pelo Gaeco na manhã desta terça-feira (1!º) em Londrina. Além dele, foram detidos o chefe de gabinete do prefeito Barbosa Neto (PDT), Rogério Lopes Ortega, e o diretor de Participações da Sercomtel, Alysson Tobias de Carvalho. A decisão de prisão temporária foi expedida na noite de ontem pelo juiz da 3!ª Vara Criminal de Londrina, Mário Azzolini.

Na última sexta-feira (27), Ortega e Tobias já haviam prestado depoimento ao Gaeco. Na ocasião, eles foram convocados para depor na condição de suspeitos de envolvimento no crime de tentativa de suborno do vereador Amauri Cardoso (PSDB) para que votasse contra a abertura de Comissão Processante (CP) da Centronic. Orientados pelo advogado João dos Santos Gomes Filho, os dois permaneceram em silêncio.

O vereador Eloir Valença, que prestou depoimento na tarde de ontem, chegou à  sede do Gaeco por volta das 9h, conduzido pelo delegado Alan Flore e por policiais do Gaeco. Antes, documentos foram apreendidos na sua casa e no seu gabinete.

O delegado Alan Flore não detalhou os motivos das prisões, mas explicou que elas eram oportunas no momento da investigação. Além disso, ele acrescentou que os depoimentos prestados antes não influenciaram no pedido.

“Postulamos a prisão temporária porque entendemos que era imprescindível no momento da investigação, porque existem elementos que sustentam uma prisão neste momento de todos eles. O pedido foi formulado há muito mais tempo. Há vários dias já havia chegado ao Fórum e o juiz decidiu decretar a prisão temporária deles. A justiça reconheceu e acatou como forma de resguardar a investigação”.

Alan Flore adiantou que após a conclusão do processo deve pedir a prisão preventiva dos três.

“Eles serão encaminhados à  unidade prisional para que cumpram a prisão temporária pelo prazo de cinco dias. Mais para frente, ao final da investigação, vamos avaliar um pedido de prisão temporária para todos eles”.

Cito e Bonato presos

Na última terça-feira (24), o ex-secretário de governo Marco Cito e o empresário Ludovico Bonato foram presos em flagrante, pelo Gaeco, acusados de pagar propina ao vereador Amauri Cardoso. Ontem, a juíza substituta do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Lilian Romero, negou habeas corpus aos dois. O pedido de soltura foi protocolado no TJ pelo advogado de Cito, João dos Santos Gomes Filho, na sexta-feira (27) e indeferido pela juíza no início da noite desta segunda (30).

Cito e Bonato permanecem presos na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II). O vereador Eloir Valença, o chefe de gabinete do prefeito, Rogério Lopes Ortega, e o diretor de Participações da Sercomtel, Alysson Tobias de Carvalho devem ser encaminhados para a PEL ainda durante a manhã.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Complemento com algo que me parece isento, o texto do executivo de vendas Silvio Luiz Lozam, que copiei da coluna “Opinião do Leitor” na Folha de Londrina (bem atual, 03/05/2012): De dezembro de 2010 a dezembro de 2011, a Prefeitura de Londrina conseguiu ganho financeiro de R$ 78 milhões entre receita e despesa, graças ao trabalho da consultoria INDG. Então pergunto: um prefeito que permite que uma consultoria séria como o INDG se estabeleça na sua administração e implante um Programa de Modernização de Gestão Pública (PMGP) tem um perfil corrupto? Muito pelo contrário! Nunca se fez tanto em tão pouoc tempo! E por fazer tanto, a administração está sujeita a erros e acertos. Então, há um legado de atos e editais para serem “auditados”, não pela visão do benefício para a cidade, mas para “achar brechas” e fomentar vinganças e “denuncismos”. Vejo a cidade bem administrada em todas as áreas, tudo graças à economia gerada pelo PMGP. Não consigo ver o “vilão” que querem mostrar, eu vejo os seus resultados. Mas, ao que tudo indica, está sendo derrotado pelo corporativismo enraizado na cidade e que não permite que Londrina cresça e se modernize.

  2. Não acredito no envolvimento de todas essas pessoas que estão levando à prisão preventiva e desconfio da imparcialidade de determinados procedimentos. A TV Globo não noticiou, por exemplo, que na quinta-feira passada quando esteve na Câmara Municipal liberando sua base de apoio (composta de 7 dos 19 vereadores) para a instauração da Comissão Processante, o prefeito Barbosa Neto propôs auditorias gerais nas contas do Executivo e do Legislativo, nos últimos oito anos. Este é o fato que deviam focalizar, se pretendem mesmo prender corruptos e corrutores.

    E, para elucidar melhor a questão, incluo palavras do próprio Barbosa Neto, escritas em retorno que recebi ontem: “Não há um centavo de beneficio da empresa Centronic na emissora de rádio Brasil Sul. Tanto é que a Justiça Trabalhista já nos isenta de tudo isto, sem contar que a própria investigação feita pela CEI (Comissão Especial de Inquérito) não pediu a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito, quem pediu foi o ex-secretario exonerado por mim da Secretaria de Defesa Social por Gestão temerária, pra não dizer outra coisa, que se transformou em desafeto político!”

  3. não pode dizer o que pença.a lei me permite mas se não poder publicar mais comentario nesse brog .não faço mais!

  4. estão me cassando?eu não sou politico não vivo da politica ,nunca vivi…..

  5. o meu comentario é a realidade da forma que a lei age com parcialidade.so não vê quem não quer ver !

  6. como a justiça e ostensiva não guarda nem feriado para prender pessoas hoje ,que amanhã estarão na rua amanhã .nem no tempo da ditadura as prisões não eram mediaticas.e quando o senhor gurgel sera preso?londrina eu tenho pena dessa cidade ,a imprensa arrebenta porque a deministração e do pdt.no caso do psdb curitibano seria preciso o gaeco de londrina aqui! mas tambem não fariam nada.agora a capital do norte do parana e uma tristesa!barbosa neto estava muito bem sendo deputado.somente depois que foi prefeito se transformou num corrupto ,como isso acontece?sera a maldiçõ ? curitiba acontecera o mesmo quem ,da, oposição que ganhar vai ser pai de todas as corrupções desde do dia primeiro de 2013,paguem e verão !o gurgel protege pessoas que são direitistas,a imprensa ,como a recor denunciou hoje.se for mentira e da imprensa citado.cuidado fruet podes virar bode expiatorio,eu enxergo isso em 2013.