CPI aprova quebra de sigilos da Delta em todo o país

da Folha.com

Deputado federal Rubens Bueno (PPS). Foto: Nani Gois.

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com autoridades e empresas aprovou nesta terça-feira a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico da construtora Delta em todo o país.

Antes, a CPI havia aprovado a quebra dos sigilos apenas nos Estados da região Centro-Oeste, poupando a investigação sobre a empresa em outros Estados e sobre o presidente licenciado da construtora, Fernando Cavendish.

A Delta é suspeita de envolvimento em organização criminosa comandada por Cachoeira. A empresa é a que mais recebeu verbas do Orçamento do Executivo federal desde 2007.

Um dos autores do requerimento, o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), afirmou por meio de nota que, a partir dessa medida, a CPI poderá investigar a fundo a Delta, “não apenas no Centro-Oeste, como a comissão havia aprovado anteriormente, mas onde ela estiver”.

Para Bueno, as contas da Delta estão todas contaminadas pelo esquema do contraventor Carlos Cachoeira. “à‰ imprescindível abrir a caixa-preta da Delta nacional para que a CPMI consiga avançar nas suas investigações”, afirmou.

Na votação, o PT e o PMDB racharam. Petistas apoiaram a votação, enquanto o PMDB foi contra. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) também acompanhou o PMDB e deu voto contrário.

No último dia 18, o petista foi flagrado enviando mensagem de texto ao governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), sugerindo suposta blindagem na comissão. Cabral é amigo de Cavendish e está sob suspeita por conta das suas relações com o empresário.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu faço a seguinte indagação. Será que o Rubens Bueno tem moral para questionar alguém?
    com a resposta aos leitores.

  2. o sigilo dos governadores tambem deve ser quebrados ,ai vamos ver quem diz a verdade.convoque ,citem se for preciso ,mas esses homens precisam dizer alguma coisa .esses tres governadores sendo humanos ,não podem estar brindados ..humano tem falhas ,mas na politica não pode ter essas fraquesas de condutas .vamos apurar tudo o que aconteceu.o cabide de emprego da verdade deveria tambem investigar esses periodo da nova democracia ,e tambem o sumiço do dr ulysses. O congresso nacional esta perdendo a vertude ,depois que o cqc começou fazer algazarra no senado .então todos os senadores quebraram o decoro parlamentar,o demostenes pode ser livrado da cassação. por que os senadores não dão respeito a casa de leis ,deixando o cqc burlar do senado.o cqc vai ao senado com segundas intenções .os parlamentares do brasil estão cegos .peçam para sair ,ou de opurtunidade para abaixaria do cqc não brincar no congresso.se isso e normal por que casar o demostenes,se ninguem dá exempo sadio..

  3. a casa vai cair pra muita gente no Brasil , e no paraná também.