CPI aprova quebra de sigilos da Delta em todo o país

da Folha.com

Deputado federal Rubens Bueno (PPS). Foto: Nani Gois.
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com autoridades e empresas aprovou nesta terça-feira a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico da construtora Delta em todo o país.

Antes, a CPI havia aprovado a quebra dos sigilos apenas nos Estados da região Centro-Oeste, poupando a investigação sobre a empresa em outros Estados e sobre o presidente licenciado da construtora, Fernando Cavendish.

A Delta é suspeita de envolvimento em organização criminosa comandada por Cachoeira. A empresa é a que mais recebeu verbas do Orçamento do Executivo federal desde 2007.

Um dos autores do requerimento, o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), afirmou por meio de nota que, a partir dessa medida, a CPI poderá investigar a fundo a Delta, “não apenas no Centro-Oeste, como a comissão havia aprovado anteriormente, mas onde ela estiver”.

Para Bueno, as contas da Delta estão todas contaminadas pelo esquema do contraventor Carlos Cachoeira. “à‰ imprescindível abrir a caixa-preta da Delta nacional para que a CPMI consiga avançar nas suas investigações”, afirmou.

Na votação, o PT e o PMDB racharam. Petistas apoiaram a votação, enquanto o PMDB foi contra. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) também acompanhou o PMDB e deu voto contrário.

Economia

No último dia 18, o petista foi flagrado enviando mensagem de texto ao governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), sugerindo suposta blindagem na comissão. Cabral é amigo de Cavendish e está sob suspeita por conta das suas relações com o empresário.

Deixe um comentário