Oposição na Câmara de Curitiba divulga nota de desagravo à  imprensa

Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (Daniel Castellano/GP).
Os órgãos de imprensa foram duramente criticados nesta terça-feira, dia 24, pelo líder do PSDB na Câmara Municipal de Curitiba, Emerson Prado. O tucano não gostou de ver seu correligionário, João Cláudio Derosso, ex-presidente da Casa, envolvido em novo escândalo divulgado ontem pela RPCTV/Globo. A confusão, ao que parece, é suprapartidária.

A seguir, leia a íntegra da nota de repúdio da bancada de oposição:

Os vereadores que compõem a Bancada de Oposição na Câmara Municipal de Curitiba vêm a público desagravar os profissionais de imprensa e veículos de comunicação que têm investigado e publicado informações sobre as suspeitas de irregularidades cometidas no Legislativo Municipal e também acompanhado o cotidiano das votações realizadas por esta Casa.

Em pronunciamento realizado na Tribuna da Câmara na manhã desta terça-feira (24), o líder do PSDB na Casa, vereador Emerson Prado, do mesmo partido do ex-presidente João Cláudio Derosso, tentou desqualificar o trabalho de investigação e apuração jornalística que vem sendo realizado.

à‰ consenso, e não há motivos para isso ser questionado, que o papel da imprensa em uma democracia é justamente este: tornar públicas as informações que são de interesse da coletividade. E não há nada que deveria interessar mais à  sociedade do que o controle dos investimentos e gastos públicos.

Nesse sentido, não se pode aceitar que, em pleno século XXI, sejam desferidos ataques desta natureza à  liberdade de imprensa e de expressão – principalmente por quem deveria ser um dos primeiros a defender a liberdade, o patrimônio público e o bem estar da sociedade que representa.

Economia

Quanto a nós, vereadores e vereadoras que subscrevem este desagravo, além de aplaudir o trabalho realizado por esses profissionais, continuaremos cobrando o esclarecimento de todos os fatos levantados – tanto pela imprensa quanto pelo relatório paralelo apresentado pela Bancada de Oposição à  CPI, no qual apontamos diversas irregularidades nos contratos de publicidade firmados pela Câmara – além de apoiar o aprofundamento desta investigação pelo Ministério Público e Tribunal de contas.

Curitiba, 24 de abril de 2012.

Professora Josete (PT)
Jonny Stica (PT)
Pedro Paulo (PT)
Algaci Túlio (PMDB)
Noemia Rocha (PMDB)
Paulo Salamuni (PV)
Aladim Luciano (PV)

Deixe um comentário