Por Esmael Morais

Eleições 2012: Veja como está o xadrez eleitoral em Curitiba

Publicado em 13/02/2012

Ducci, Ratinho Jr, Fruet e Greca formam o pelotão de frente na disputa em Curitiba.

O quadro ainda está em formação na capital, mas já é possível fazermos algumas conjecturas políticas sobre as eleições municipais de outubro. As pesquisas indicam que os três principais concorrentes estão embolados. Vamos lá:

1 !“ O ex-deputado Gustavo Fruet (PDT), segundo as últimas sondagens de 2011, lidera a corrida eleitoral, mas depende do desfecho da disputa no PT para ganhar musculatura suficiente para vencer o pleito em outubro.

2 !“ O PT se digladia internamente ente as possibilidades de lançar candidato próprio e apoiar Fruet logo na largada. Nenhuma das alas petistas em contenção ousa cantar a vitória antes do encontro municipal de abril.

3 !“ O deputado Ratinho Jr (PSC) jura que vai disputar a prefeitura de qualquer jeito, mas precisa do tempo de tevê do PCdoB, PR e PV para viabilizar-se. Também precisará arranjar dinheiro para a campanha. Está em segundo lugar nas pesquisas de opinião.

4 !“ O prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato à  reeleição, está em terceiro lugar nas intenções de voto. Ele aposta no volume de obras em andamento para continuar no cargo e no apoio do governador Beto Richa (PSDB). Enfrentará o desgaste do continuísmo e do racha sofrido com a saída de Fruet do grupo.

5 !“ O ex-prefeito Rafael Greca (PMDB) vem sendo alvo de ataques especulativos do próprio PMDB que insinua rifá-lo para apoiar Ducci em troca da vice. Por outro lado, se Ratinho Jr manter-se no jogo, o peemedebista poderá se firmar como uma espécie de terceira via se acertar o discurso, ou seja, comerá pelas bordas se os três primeiros colocados nas pesquisas se engalfinharem para chegar ao segundo turno.