Após denúncias, Volkmann se afasta da Câmara de Curitiba por 30 dias

do G1 PR

Odilon Volkmann se afasta por 30 dias (Foto: Divulgação).
O vereador Odilon Volkmann (PSDB) pediu afastamento da Câmara de Curitiba na manhã desta quinta-feira (1!º). A informação foi confirmada pela Casa, e veio após denúncias de que o mercado de propriedade do vereador fraudava o sistema do Cartão Qualidade da prefeitura, entregando dinheiro aos servidores em troca de comissão.

Em nota oficial, Volkmann justifica o pedido de 30 dias fora da Câmara por assuntos particulares. Ele faz menção à s reportagens exibidas pela RPC TV e afirma boa-fé! diante do pedido. O parlamentar diz também que espera que o Ministério Público e a Polícia Civil esclareçam os fatos, e que assumirá o comando de suas atividades empresariais para tomar conhecimento das irregularidades cometidas no local.

O caso

Na terça-feira (29), uma reportagem mostrou que funcionários da prefeitura de Curitiba utilizavam os Cartões Qualidade para sacar dinheiro no estabelecimento de propriedade de Volkmann. O mercado cobrava 10% de comissão pelo serviço ilegal prestado aos servidores. De imediato, o vereador negou a prática, mas ao ser informado de que o crime havia sido registrado por câmeras, afirmou que não tinha conhecimento.

Se existia uma gravação tudo bem, mas eu realmente não percebi que houve um ato ilícito nesse sentido”Odilon VolkmannEssa informação foi desmentida pela imagem que mostrou Volkmann no estabelecimento, dando informações ao repórter da RPC TV sobre o procedimento ilegal. Novamente questionado diante do fato, o vereador mudou o discurso. Se existia uma gravação tudo bem, mas eu realmente não percebi que houve um ato ilícito nesse sentido!, disse.

Economia

As imagens também mostram que o vereador tinha a preocupação de que a Receita Federal descobrisse o esquema. Se eu descarregar tudo num dia o Leão me pega!, afirmou, sem saber que era filmado.

A situação está sendo investigada pelo Ministério Público desde quarta-feira (30). O Conselho de à‰tica da Câmara, do qual Volkmann é suplente, afirmou que aguarda um posicionamento da Corregedoria da Casa para tomar providências.

Crime
De acordo com o delegado Jairo Estorilo, a situação pode ser enquadrada em vários tipos de crime. A princípio ele cometeu crime contar relação de consumo (…), também a questão da sonegação fiscal, sem dúvida, e provável que também tenha incidido em algum tipo de lei contra crime popular!.

A prefeitura suspendeu as operações no estabelecimento de Volkmann. Estamos tomando todas as providências cabíveis para que esse estabelecimento seja descredenciado!, afirmou o Diretor de Administração Pessoal, Danilo Bazello. Ele ainda informou que uma sindicância deve ser aberta para avaliar a situação, e punir os responsáveis.

Deixe um comentário