Prefeito Barbosa Neto manda notificar blog londrinense

O prefeito de Londrina Barbosa Neto, do PDT, não gostou de uma charge publicada no blog Paçoca com Cebola do jornalista Claudio Osti e mandou ontem, através de sua advogada Cláudia Rodrigues, uma notificação onde pede a retirada da imagem.

Para o blogueiro Claudio Osti, a charge de Barbosa Neto com um machado na mão não é ofensiva.

Não acredito que seja ofensivo uma charge do prefeito Homero Barbosa Neto com um machado na mão. Ele, porém, tem todo o direito de reclamar. Mas considero que sendo um homem público ele está sujeito a críticas. Como jornalista policial e apresentador de tv e de rádio, fez críticas muito mais ácidas do que esta publicada no blog. Portanto, desculpe advogada Cláudia Rodrigues, mas não vejo motivo para retirar a charge como deseja o prefeito. Se fizesse isso estaria aceitando a censura pela censura. E tenho por convicção não concordar com a censura em nenhuma situação mesmo vindo de um jornalista, como o próprio prefeito costuma dizer, laureado pela Universidade Estadual de Londrina!, disse o blogueiro.

O prefeito Barbosa Neto vem sendo alvo de críticas por causa da derrubada de árvores centenárias na cidade de Londrina.

Leia a notificação:

Prezado jornalista Claudio Osti,

Tomamos conhecimento hoje da charge publicada em seu blog, onde foi realizada uma montagem com foto do Prefeito Barbosa Neto.

A liberdade de expressão possui limites e não pode ser exercida sem a indispensável responsabilidade, jamais devendo ser tolerado o abuso.

A possibilidade de criticar é inerente a um Estado Democrático, na qual há inegável direito, Porém, toda e qualquer crítica !“ e você como jornalista tem o dever de saber !“ não pode passar dos limites éticos indispensáveis, sob pena de configurar simples ofensa pela ofensa.

Visar intencionalmente expor a Autoridade Pública ao ridículo, como materializado pela charge apontada, é conduta avessa ao jornalismo e transcende os limites da crítica, caracterizando, assim, ato vedado pelo ordenamento. Essa forma de crítica não encontra amparo legal constitucional sob o manto da liberdade de imprensa. Ao revés, sujeita seu autor a duras penas na esfera cível e criminal.

As denominadas críticas de humorísticas, também não servem para mascarar ou justificar conduta que seja deliberadamente ofensiva a outrem. A roupagem humorística não constitui salvo-conduto contra a infringência proposital a direitos da personalidade. Na lição de CLàUDIO LUIZ BUENO DE GODOY, a deformação ou distorção de fatos a fim de, sob roupagem humorística, atingir a pessoa satirizada, pode ser dado como indicativo dessa mensagem injuriosa que o humor esconde! ( A liberdade de imprensa e os direitos da personalidade.
2!ª. Ed. Atlas, 2008, p. 93-94).

Pelo exposto, nos termos da fundamentação apresentada, NOTIFICAMOS Vossa Senhoria para que retire de seu blog até as 10horas do dia 16/11/2011, a charge postada, bem como proceda a retração nesse mesmo blog, publicando o conteúdo dessa notificação, sob pena de responder pelo ato ofensivo nas esferas cível e criminal.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vivemos em uma Democracia. Sou a favor da Liberdade de Expressão!

    Apoio o Osti no seu Direito de Cidadão.
    Apoio o Prefeito na continuação da Rua Piauí que atravessa o Bosque.

    Porque sem dúvidas será melhor para a Cidade, antigamente já passava uma rua alí! Ninguém matou nenhuma arvore nativa ou centenária.
    Eu sou uma pessoa que ama a natureza, sou a favor de menos poluientes e mais economia, hoje é preciso andar quase 1 km a mais para dar a volta no bosque de carro…
    Fora que eu acredito que liberando a rua, nosso bosque terá ainda mais vida! Será mais limpo e menos perigoso! O Comércio fica separado na forma que está hoje.

    Estes Contra a Evolução e A Favor da Censura só querem mesmo é se aparecer e atrasar..

    Saudações Alviceleste,
    junto com o Londrina Esporte Clube para Campeão Paranaense 2012.

  2. Então não vi defesa do PDT paranaense para o grande líder Carlos Lupo, que vai de meia a cueca com uma facilidade…
    Eles poderiam informar como é que o PROJOVEM em Londrina foi dado para uma fundação intitulada Darcy Ribeiro – do PDT do Rio de Janeiro, na gestão do PDT de lá.
    Cadê o PDT do Paraná gente! Tá costeando os alambrados.

    http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/licitacao/contratos/contrato0126_09.pdf

  3. o tal jornalista haulista, faz criticas, talvez porque a agencia de publicidade dele, não tem verba da sercomtel. deve ser por isso

  4. Esse Claudio Osti é Haulysta de carteirinha. Nunca vi jornalismo feito de forma imparcial, sem paixões. No lugar do prefeito, exigiria o mesmo.
    Força Barbosa! Continue firme contra os interesses da elite londrinensse!!

  5. Circula no boletim da Rede PDT desta quarta-feira: “Ao contrário do que apregoa a grande mídia, depreciando Londrina com suas manchetes viciadas e reportagens evasivas, há na cidade crescente sentimento de compreensão em face das transformações que estamos realizando em todas as áreas da administração pública”, declarou o prefeito Barbosa Neto (PDT), ao afirmar que não é hora para estabelecer paralelos com gestões anteriores embora entenda que isto será inevitável nas eleições de 2012. “Tenho apanhado tanto que não terei como fugir da raia na próxima disputa, sendo ou não candidato, teremos no Partido Democrático Trabalhista uma opção de continuidade para ampliar e proteger conquistas à população londrinense”, disse o prefeito.