Prefeito Barbosa Neto manda notificar blog londrinense

O prefeito de Londrina Barbosa Neto, do PDT, não gostou de uma charge publicada no blog Paçoca com Cebola do jornalista Claudio Osti e mandou ontem, através de sua advogada Cláudia Rodrigues, uma notificação onde pede a retirada da imagem.

Para o blogueiro Claudio Osti, a charge de Barbosa Neto com um machado na mão não é ofensiva.

Não acredito que seja ofensivo uma charge do prefeito Homero Barbosa Neto com um machado na mão. Ele, porém, tem todo o direito de reclamar. Mas considero que sendo um homem público ele está sujeito a críticas. Como jornalista policial e apresentador de tv e de rádio, fez críticas muito mais ácidas do que esta publicada no blog. Portanto, desculpe advogada Cláudia Rodrigues, mas não vejo motivo para retirar a charge como deseja o prefeito. Se fizesse isso estaria aceitando a censura pela censura. E tenho por convicção não concordar com a censura em nenhuma situação mesmo vindo de um jornalista, como o próprio prefeito costuma dizer, laureado pela Universidade Estadual de Londrina!, disse o blogueiro.

O prefeito Barbosa Neto vem sendo alvo de críticas por causa da derrubada de árvores centenárias na cidade de Londrina.

Leia a notificação:

Prezado jornalista Claudio Osti,

Tomamos conhecimento hoje da charge publicada em seu blog, onde foi realizada uma montagem com foto do Prefeito Barbosa Neto.

A liberdade de expressão possui limites e não pode ser exercida sem a indispensável responsabilidade, jamais devendo ser tolerado o abuso.

A possibilidade de criticar é inerente a um Estado Democrático, na qual há inegável direito, Porém, toda e qualquer crítica !“ e você como jornalista tem o dever de saber !“ não pode passar dos limites éticos indispensáveis, sob pena de configurar simples ofensa pela ofensa.

Visar intencionalmente expor a Autoridade Pública ao ridículo, como materializado pela charge apontada, é conduta avessa ao jornalismo e transcende os limites da crítica, caracterizando, assim, ato vedado pelo ordenamento. Essa forma de crítica não encontra amparo legal constitucional sob o manto da liberdade de imprensa. Ao revés, sujeita seu autor a duras penas na esfera cível e criminal.

As denominadas críticas de humorísticas, também não servem para mascarar ou justificar conduta que seja deliberadamente ofensiva a outrem. A roupagem humorística não constitui salvo-conduto contra a infringência proposital a direitos da personalidade. Na lição de CLàUDIO LUIZ BUENO DE GODOY, a deformação ou distorção de fatos a fim de, sob roupagem humorística, atingir a pessoa satirizada, pode ser dado como indicativo dessa mensagem injuriosa que o humor esconde! ( A liberdade de imprensa e os direitos da personalidade.
2!ª. Ed. Atlas, 2008, p. 93-94).

Pelo exposto, nos termos da fundamentação apresentada, NOTIFICAMOS Vossa Senhoria para que retire de seu blog até as 10horas do dia 16/11/2011, a charge postada, bem como proceda a retração nesse mesmo blog, publicando o conteúdo dessa notificação, sob pena de responder pelo ato ofensivo nas esferas cível e criminal.

Comentários encerrados.