Depois de 8 anos, Richa autoriza aumento de 4,53% no pedágio

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do governo do Paraná, aprovou nesta quarta-feira (23) os cálculos do reajuste tarifário para o pedágio nas estradas federais e estaduais concedidas pelo Estado. O índice de reajuste é de 4,53%, com validade a partir da zero hora do próximo dia primeiro de dezembro.

Havia oito anos que o DER não aprovava aumentos pretendidos pelas pedagiadoras. Nos governos de Roberto Requião (PMDB) e Orlando Pessuti (PMDB) — entre 2003 e 2010 — elas só conseguiam majorar as tarifas pela via judicial.

Entidades ligadas ao setor produtivo criticam o aumento concedido pelo governo do PSDB. Segundo elas, há irregularidades no cumprimento dos contratos, pois, lembram, as empresas de pedágio não duplicaram as rodovias com estava previsto — dentre outras melhorias.

O governo Beto Richa afirma que o índice ficou abaixo da inflação dos últimos doze meses, medida pelo àndice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou 6,66%.

Veja a tabela com os novos preços do pedágio no Paraná:

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Deixe um comentário