Femotiba pede que Ministério das Comunicações investigue censura a Dilma

Feltrin: 'Beto Richa é autoritário'.

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Curitiba (Femotiba), Edson Feltrin, protocolou nesta segunda-feira (17), no Ministério das Comunicações, pedido para que sejam tomadas “providências cabíveis” acerca da censura à  presidenta Dilma Rousseff.

A presidenta teve o discurso cortado pela TV Educativa, na última quinta-feira (17), durante cerimônia para liberação de recursos para obras do metrô em Curitibano. No lugar da fala de Dilma, a emissora estatal preferiu exibir o desenho animado Cocoricó.

“Beto Richa foi autoritário, reacionário, deselegante e, pelo seu ato, deve receber o repúdio de todos os cidadãos de bem de nosso Estado”, diz um trecho da representação da Femotiba.

A seguir, leia a íntegra da representação da Femotiba:

Exmo. Sr. Paulo Bernardo, MD. Ministro das Telecomunicações da República Federativa do Brasil.

FEMOTIBA- Federação das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes e Sociais de Curitiba, declarada de utilidade pública (Estatuto e Leis em anexo), com sede à  Rua Luiz Xavier, 68 !“ Conj. 1815 !“ nesta Capital, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, expor e ao final requerer o seguinte:

DOS FATOS

1 !“ A Excelentíssima Presidenta da República, Sra. Dilma Roussef f esteve na cidade de Curitiba, quinta-feira, dia 13/10/2011, no salão de atos do Parque Barigui, ocasião em que, anunciou, a fundo perdido, R$1 bilhão, mais R$750 milhões a juros subsidiados do BNDES, para a construção do METRà” de Curitiba.

2 !“ A solenidade que contou com a presença de importantes políticos da República e do Estado do Paraná, foi transmitida pela E-Educativa, emissora de televisão controlada pelo governo do Estado.

3 !“ No dia seguinte a solenidade, o jornalista Reinaldo Bessa, da gazeta do povo, em sua coluna diária, assim escreveu: Aqui quem canta de galo…1- A TV Educativa do estado transmitia a cerimônia em que a presidenta Dilma Rousseff anunciava recursos para a construção do metrô em Curitiba, realizada quinta-feira no salão de atos do Parque Barigui. Mas, curiosamente, quem acompanhava a transmissão só pode ver e ouvir os discursos do prefeito Luciano Ducci e do governador Beto Richa.

! Aqui quem canta de galo…2. No momento em que o ministro das Cidades, Mario Negromonte, começou a falar, logo após o prefeito, a transmissão foi interrompida e no lugar entrou o desenho animado COCORICà“. Só voltou quando Beto se preparava para discursar. O mesmo se deu quando Dilma ocupou o microfone, depois do governador. Mas aí o desenho era outro!.

4 !“ Veja o que discursou Beto Richa…! O Paraná todo se alegra com a presença da Senhora Dilma e o anúncio dessa parceria. Só tenho palavras de AGRADECIMENTO à  presidente Dilma Rousseff!….que governa sem olhar a cor partidária ou as preferências ideológicas do governante que está no poder!.

5 !“ Beto Richa fala, com palavras vazias, e na prática faz diferente daquilo que fala. Estamos cansados de acompanhar seu discurso e sua prática. Fala em Democracia e pratica o AUTORITARISMO, fala em liberdade e usa os meios de comunicação sob seu controle para cercear a LIBERDADE.

6 !“ Para refletir… se Beto Richa, tem a capacidade de cercear a liberdade de comunicação da presidenta da República que, num ato nobre vem ao Paraná anunciar gigantesca verba a fundo perdido, para a construção do METRà”, o que não fará Beto Richa com o cidadão comum? à‰ de estarrecer, para dizer o mínimo.

7 !“ Beto Richa foi autoritário, reacionário, deselegante e, pelo seu ato, deve receber o repúdio de todos os cidadãos de bem de nosso Estado. Sua prática já é por demais conhecida, pois durante o processo eleitoral, censurou pesquisas de opinião, censurou BLOGS e, acha que, do alto de seu pedestal, pode continuar fazendo o que quer, e o que não quer. Mas, chegou ao limite ao censurar a presidenta da República e, nós, cidadãos de bem , deveremos dar um basta definitivo à  sua prática.

DO DIREITO

Vejamos o que diz a Constituição da República Federativa do Brasil, Art. 5!°…

Inciso IV !“ é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Inciso V !“ é assegurado o direito de resposta, proporcional, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à  imagem;

Inciso XXXIV !“ são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: alínea a-) o direito de petição aos poderes públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

Não restam dúvidas que, Beto Richa censurou e, abusou de seu poder, portanto, violou preceitos constitucionais e, como autoridade máxima de nosso estado, deve explicações à s autoridades da Republica e, a opinião pública nacional especialmente, à  opinião pública de nosso estado.

Diante do acima exposto, a FEMOTIBA, REQUER do Sr. Ministro das Comunicações que tome as providências cabíveis, ou seja, instaure procedimento administrativo e, provada a ilicitude do ato do Sr. Governador, que o mesmo seja punido com as sanções cabíveis.

Nestes termos,

P. Deferimento.Curitiba, 17 de outubro de 2011.

Edson Feltrin
Presidente
Fone 9994.2958

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Mas que houve censura, com certeza houve!

  2. Há dois tipos de “HUMANOS”, os que são altivos e , com discernimento e coragem fazem as coisas acontecer e, os covardes que vivem escondidos atrás da ignorância. Feltrin está entre os primeiros. parabéns Feltrin, segue em frente, sua luta está sendo reconhecida pela sociedade.

  3. Kalunga, os que se elegem e vivem no submundo da falcatrua. Se encherge Kalunga, com certeza, suas mãos estão tão sujas, quanto as mãos dessa canalha que está no poder em nosso estado.

  4. Esse Feltin que até pouco tempo era do PSDB e que não consegue se eleger vereador porque o povo não o aceita, pensa que é muito importante para dar opiniões a respeito dos que se elegem.