Femotiba pede que Ministério das Comunicações investigue censura a Dilma

Feltrin: 'Beto Richa é autoritário'.

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Curitiba (Femotiba), Edson Feltrin, protocolou nesta segunda-feira (17), no Ministério das Comunicações, pedido para que sejam tomadas “providências cabíveis” acerca da censura à  presidenta Dilma Rousseff.

A presidenta teve o discurso cortado pela TV Educativa, na última quinta-feira (17), durante cerimônia para liberação de recursos para obras do metrô em Curitibano. No lugar da fala de Dilma, a emissora estatal preferiu exibir o desenho animado Cocoricó.

“Beto Richa foi autoritário, reacionário, deselegante e, pelo seu ato, deve receber o repúdio de todos os cidadãos de bem de nosso Estado”, diz um trecho da representação da Femotiba.

A seguir, leia a íntegra da representação da Femotiba:

Exmo. Sr. Paulo Bernardo, MD. Ministro das Telecomunicações da República Federativa do Brasil.

FEMOTIBA- Federação das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes e Sociais de Curitiba, declarada de utilidade pública (Estatuto e Leis em anexo), com sede à  Rua Luiz Xavier, 68 !“ Conj. 1815 !“ nesta Capital, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, expor e ao final requerer o seguinte:

DOS FATOS

1 !“ A Excelentíssima Presidenta da República, Sra. Dilma Roussef f esteve na cidade de Curitiba, quinta-feira, dia 13/10/2011, no salão de atos do Parque Barigui, ocasião em que, anunciou, a fundo perdido, R$1 bilhão, mais R$750 milhões a juros subsidiados do BNDES, para a construção do METRà” de Curitiba.

2 !“ A solenidade que contou com a presença de importantes políticos da República e do Estado do Paraná, foi transmitida pela E-Educativa, emissora de televisão controlada pelo governo do Estado.

3 !“ No dia seguinte a solenidade, o jornalista Reinaldo Bessa, da gazeta do povo, em sua coluna diária, assim escreveu: Aqui quem canta de galo…1- A TV Educativa do estado transmitia a cerimônia em que a presidenta Dilma Rousseff anunciava recursos para a construção do metrô em Curitiba, realizada quinta-feira no salão de atos do Parque Barigui. Mas, curiosamente, quem acompanhava a transmissão só pode ver e ouvir os discursos do prefeito Luciano Ducci e do governador Beto Richa.

! Aqui quem canta de galo…2. No momento em que o ministro das Cidades, Mario Negromonte, começou a falar, logo após o prefeito, a transmissão foi interrompida e no lugar entrou o desenho animado COCORICà“. Só voltou quando Beto se preparava para discursar. O mesmo se deu quando Dilma ocupou o microfone, depois do governador. Mas aí o desenho era outro!.

4 !“ Veja o que discursou Beto Richa…! O Paraná todo se alegra com a presença da Senhora Dilma e o anúncio dessa parceria. Só tenho palavras de AGRADECIMENTO à  presidente Dilma Rousseff!….que governa sem olhar a cor partidária ou as preferências ideológicas do governante que está no poder!.

5 !“ Beto Richa fala, com palavras vazias, e na prática faz diferente daquilo que fala. Estamos cansados de acompanhar seu discurso e sua prática. Fala em Democracia e pratica o AUTORITARISMO, fala em liberdade e usa os meios de comunicação sob seu controle para cercear a LIBERDADE.

6 !“ Para refletir… se Beto Richa, tem a capacidade de cercear a liberdade de comunicação da presidenta da República que, num ato nobre vem ao Paraná anunciar gigantesca verba a fundo perdido, para a construção do METRà”, o que não fará Beto Richa com o cidadão comum? à‰ de estarrecer, para dizer o mínimo.

7 !“ Beto Richa foi autoritário, reacionário, deselegante e, pelo seu ato, deve receber o repúdio de todos os cidadãos de bem de nosso Estado. Sua prática já é por demais conhecida, pois durante o processo eleitoral, censurou pesquisas de opinião, censurou BLOGS e, acha que, do alto de seu pedestal, pode continuar fazendo o que quer, e o que não quer. Mas, chegou ao limite ao censurar a presidenta da República e, nós, cidadãos de bem , deveremos dar um basta definitivo à  sua prática.

DO DIREITO

Vejamos o que diz a Constituição da República Federativa do Brasil, Art. 5!°…

Inciso IV !“ é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Inciso V !“ é assegurado o direito de resposta, proporcional, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à  imagem;

Inciso XXXIV !“ são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: alínea a-) o direito de petição aos poderes públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

Não restam dúvidas que, Beto Richa censurou e, abusou de seu poder, portanto, violou preceitos constitucionais e, como autoridade máxima de nosso estado, deve explicações à s autoridades da Republica e, a opinião pública nacional especialmente, à  opinião pública de nosso estado.

Diante do acima exposto, a FEMOTIBA, REQUER do Sr. Ministro das Comunicações que tome as providências cabíveis, ou seja, instaure procedimento administrativo e, provada a ilicitude do ato do Sr. Governador, que o mesmo seja punido com as sanções cabíveis.

Nestes termos,

P. Deferimento.Curitiba, 17 de outubro de 2011.

Edson Feltrin
Presidente
Fone 9994.2958

Comentários encerrados.