Paraná deve ser centro de referência em energia

por Rodrigo Rocha Loures *

Rodrigo Rocha Loures (Fiep).
O Brasil vai começar a receber diversos investimentos americanos na área de energia, em especial para a exploração do pré-sal. O interesse dos mega-investidores ficou claro na reunião da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, da qual participei neste sábado e que contou com a presença do presidente Barack Obama e de nossa presidente, Dilma Rousseff.

O Paraná pode tirar proveito deste momento em que prevalecem
as incertezas quanto ao fornecimento de petróleo do Oriente Médio aos Estados Unidos. Temos a intenção de construir
aqui um Centro de Referência Global na área de energia. Não faltam em nosso Estado a expertise técnica e a capacidade competitiva.

Devemos aproveitar essa nova onda de investimentos nacionais e internacionais e inserir o Paraná no cenário global de inovação tecnológica, especialmente no setor de fontes energéticas provenientes da biomassa. O eixo central da nossa proposta é o uso racional, inteligente e sustentável da energia.

Esta semana demos um passo importante ao reunir entidades
como a Copel, o Lactec, a Compagás, a Associação dos Produtores Independentes de Energia e a Associação Paranaense dos Geradores de Energia, entre outros representantes da área, para dialogar sobre o tema. à‰ preciso, fundamentalmente, diversificar nossa matriz energética.

Destaco a importância do uso de fontes renováveis como a energia eólica, a solar e nosso grande trunfo, a biomassa. O Paraná, além de ser referência em bioprocessos, conta com variada gama de fontes orgânicas de energia e nós já contamos com investimentos em pesquisas para atingirmos a vanguarda tecnológica no setor.

Economia

O Paraná deve agora concentrar esforços para rapidamente atrair importante parcela dos investimentos norte-americanos, especialmente em plantas de máquinas e equipamentos para prospecção, geração e transmissão de energia. E ainda ampliar a formação de técnicos, graduados e pós-graduados da cadeia produtiva de energia, seja em nossas estruturas do Sesi e do Senai, seja em escolas públicas ou privadas.

Nessa mesma linha de oportunidades para o nosso Estado, traremos para Curitiba, no próximo dia 1!º, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele fará aqui no Paraná o primeiro de uma série de 10 encontros com empresários brasileiros. O governo federal está apostando em inovação para o crescimento sustentável do setor produtivo e, consequentemente, da economia do nosso país.

Na oportunidade, vamos apresentar projetos de novos investimentos em nosso estado para este ano, inclusive em infraestrutura e energia. O Paraná precisa participar mais ativamente dos planos do governo federal e o BNDES é uma chave nesse contexto. Agora temos a oportunidade de sair na frente no planejamento das nossas estratégias de desenvolvimento inovador e sustentável.

* Rodrigo da Rocha Loures é Presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Deixe um comentário