Sexta-feira, a UE aplicou a X uma multa de 120 milhões de euros (cerca de 140 milhões de dólares) por violar a Lei dos Serviços Digitais (DSA). Foi a primeira vez que uma empresa foi punida por infringir a lei. Elon Musk respondeu com seu tato e profissionalismo, postando “Besteira” no X em resposta ao anúncio da Comissão Europeia. Mas isso não foi tudo, porque apenas um dia depois Nikita Bier, chefe de produto da X, acusou a Comissão de abusar de uma exploração para aumentar o alcance do anúncio e respondeu encerrando a sua conta de publicidade.
De acordo com Bier, a Comissão não usava sua conta de anúncios desde 2021, mas usou um formato de postagem explicitamente reservado para anúncios em seu anúncio da multa contra X. Ele afirma que a Comissão postou “um link que engana os usuários, fazendo-os pensar que é um vídeo e para aumentar artificialmente seu alcance”. (Para constar, a própria postagem inclui um vídeo.)
É improvável que a revogação aparentemente retaliatória da conta de publicidade da Comissão Europeia mude materialmente as coisas para X ou para a UE. Se, como afirma Bier, a Comissão não utiliza a sua conta de publicidade desde 2021, é pouco provável que mantê-la como refém dê a X qualquer vantagem. E, embora possa recorrer da decisão, X ainda está sujeito a uma multa considerável. Além disso, deve fornecer detalhes sobre como planeja lidar com o uso “enganoso” de marcas de verificação verificadas nos próximos 60 dias, ou enfrentará penalidades adicionais.
Entramos em contato com a Comissão para comentar e atualizaremos se recebermos resposta.
The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

É uma publicação focada em tecnologia e seu impacto cultural.




