Índice de Tópicos
Questões discursivas foram sobre ‘Síndrome de Havana‘, ‘uso e popularização do Podcast‘ e ‘interpretação de um romance acerca do tédio’
UFPR tem abstenção de 10,58% na segunda fase do vestibular e anuncia volta do banho de lama
A prova vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), deste domingo (04/12), foi aplicada em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, e transcorreu sem contratempos. Os candidatos tiveram 4h30 para responder três questões discursivas nesse certame de segunda.
De acordo com informações obtidas pelo Blog do Esmael, ‘Síndrome de Havana’, ‘uso e popularização do Podcast’ e ‘interpretação de um romance sobre o tédio’ compunham as questões subjetivas da prova de redação.
Nesta segunda-feira (5/12), a partir das 14 horas, serão aplicadas as provas específicas para os candidatos inscritos em cursos que têm essa exigência. Dos 124 cursos, 47 terão provas específicas de uma ou duas disciplinas, variáveis de acordo com o curso. A duração será de 2h30min para os candidatos cujos cursos optaram por apenas uma prova específica, e de 5 horas para os que farão duas específicas. Os candidatos inscritos para o curso de Música farão prova teórica e prática de habilidades específicas.
Banho de lama na UFPR
Depois de dois anos sem festa, a UFPR voltará a promover o tradicional banho de lama para os aprovados no Vestibular 2023. O anúncio foi feito pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca neste domingo (4/12), primeiro dia de provas da segunda fase do processo seletivo. Fizeram a prova de Produção e Compreensão de Textos 8.955 candidatos, de um total de 10.014 convocados, o que significa que a abstenção foi de 10,58%.
O resultado final do Vestibular 2023 será divulgado no dia 13 de janeiro e o banho de lama acontecerá no Campus Agrárias da UFPR, no bairro Juvevê, em Curitiba. “Será o primeiro banho de lama pós-pandemia. Uma oportunidade para receber com muita alegria os calouros e calouras da nossa universidade”, disse o reitor.
Este ano a UFPR oferece por meio do vestibular 5291 vagas em 124 cursos.
Recursos
No dia 20 de dezembro o Núcleo de Concursos da UFPR disponibilizará para os candidatos vistas da prova de Compreensão e Produção de texto e das Provas Específicas, com as respectivas correções. Os candidatos que tiverem questionamentos quanto às notas terão prazo até as 11h59 do dia 22 de dezembro para apresentar recurso.
LEIA TAMBÉM

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




