STF e TSE podem barrar posse de Bolsonaro

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), duramente ameaçados na campanha eleitoral, irão analisar se Jair Bolsonaro (PSL) poderá ser empossado mesmo sendo réu em processo na Corte.

LEIA TAMBÉM
Adeus, querida Globo

Bolsonaro responde a ação penal no Supremo por ter dito que a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) “não merecia ser estuprada”.

“Ela não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece”, disse o deputado do PSL em entrevista no ano de 2014.

O presidente eleito neste domingo (28) ainda é alvo de pedidos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formuladas pelo PT nos casos de caixa 2 e abuso de poder. O partido de Fernando Haddad acusou a candidatura de Bolsonaro de utilizar “dinheiro sujo” para cometer disparos de fake news via aplicativo WhatsApp.

A ministra Rosa Weber, presidenta do TSE, disse que o tribunal irá priorizar os julgamentos relativos às denúncias de crime eleitoral. Na sequência, será a vez de o STF se pronunciar se Bolsonaro poderá ou não assumir a cadeira de presidente da República.

Economia