Ratinho Junior desmilinguindo

O leitor do Blog do Esmael já sabia que as federações partidárias derreteriam os apoios de agremiações à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD).

Ratinho Junior está desmilinguindo entre os partidos, corroborou nesta terça-feira (08/03) o repórter Ivan Santos, no portal Bem Paraná.

Eleito em 2018 numa coligação de nove partidos – PSD, PSC, PV, PL, Republicanos, PHS, Cidadania, Podemos e Avante -, Ratinho Junior vai perdendo já na arrancada apoio de ao menos três legendas.

Além de perder PV, PL e Cidadania, que o apoiaram na eleição passada, o governador ainda vê escorregar entre os dedos o PSB.

Portanto, PV, PL, Cidadania e PSB têm compromissos nacionais e regionais, que, por força vinculante, não poderão marchar com a reeleição de Ratinho Junior.

Dos quatro partidos que estão mais pra lá do que pra cá, o PL, do presidente Jair Bolsonaro, pode lançar candidatura própria. O nome bolsonarista mais lembrado é do deputado federal Filipe Barros.

Economia

O Cidadania, partido de Roberto Freire, se associação em federação com o PSDB, que lançará candidatura própria de Cesar Silvestri Filho ao governo do Paraná.

Já o PSB e PV tendem 99,99% se federarem ao PT e PCdoB. O projeto é eleger Lula presidente e Requião governador.

Apesar de desmilinguir em 2022, nem tudo está perdido para o governador do estado. Ele terá o apoio do PP, de Ricardo Barros, que na disputa há quatro anos tentou “reeleger” a esposa Cida Borghetti.

Se cumprir acordo de reforçar a chapa proporcional, Ratinho Junior ainda pode ganhar ajuda do MDB.

O problema é que o governador prometeu “candidatos escada” para todas as legendas do seu entorno e talvez não consiga contemplá-las. O líderes partidários temem ter comprado terreno na Lua.