Domingo, 13 de novembro de 2022. Entrevista com a socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja, próxima primeira-dama do Brasil, foi exibida pelo programa Fantástico, na Globo.
Responsável pela festa de posse do terceiro mandato de seu marido, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Janja irá subir a rampa do Palácio do Planalto com as cachorrinhas Resistência e Paris.
Resistência foi adotada no acampamento Lula Livre, em Curitiba, quando Lula ainda estava ilegalmente preso na Polícia Federal.
Janja, 56 anos, revelou diante das câmeras do Fantástico como começou o namoro, depois noivado e casamento com o presidente eleito.
Ela também contou sobre as mais de 500 cartas que mandou para Lula, e das mais quinhentas que recebeu de seu marido. “Esperança e muito amor. Tem muitas cartas muito felizes e tem muitas cartas muito tristes, porque realmente teve momentos muito difíceis desses 580 dias”, disse ela à Globo.
Janja Lula da Silva foi entrevistada pelas apresentadoras do Fantástico Poliana Abritta e Maju Coutinho.
“Hoje ele tem um complemento, uma soma, que sou eu. Sou uma pessoa que é propositiva, que não fica sentada, que vai e faz”, disse a próxima primeira-dama do Brasil.
“Talvez eu queira ressignificar o conteúdo do que é ser uma primeira-dama para as mulheres, para as pessoas, para as famílias de uma forma geral. Um papel mais de articulação com a sociedade civil”, disse Janja, que tem como ícone a peronista argentina Evita Perón.
A próxima primeira-dama adiantou que irá cantar na posse no dia 1º de janeiro de 2023.
Sobre Rosângela Lula da Silva, a Janja
Rosângela da Silva nasceu em 27 de agosto de 1966, em União da Vitória, no Paraná. É filha do comerciante aposentado José Clóvis da Silva e da dona de casa Vani Terezinha “Têre” da Silva, sendo a mais nova de dois irmãos. Mudou-se para Curitiba ainda na infância. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1983, quando tinha 17 anos.
Em 1990, ingressou no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializou-se em História na mesma instituição. Além disso, Rosângela possui MBA em Gestão Social e Sustentabilidade.
Entre 1995 e 1996, Rosângela atuou como docente colaboradora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
LEIA TAMBÉM
- Deu ruim para o Trump: democratas mantiveram o controle do Senado
- Hoje tem ENEM; saiba locais de provas e documentos necessários
- Lula faz exames de rotina do Sírio-Libanês antes da viagem para a COP 27 no Egito
- De Requião para o mercado: ‘medíocres, vocês perderam a eleição’; ouça o áudio
- Derrotado com Bolsonaro, Ratinho Junior ataca transição do governo Lula