Lula e o conselheiro de segurança americano Jake Sullivan. Foto: Ricardo Stuckert

Lula visitará Biden após a diplomação; presidente eleito se reuniu hoje com conselheiro de segurança dos EUA

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (05/12), em Brasília, o conselheiro de segurança americano Jake Sullivan.

Lula recebeu do conselheiro convite para visitar o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, em Washington, ainda este ano, antes da posse no dia 1º de janeiro de 2023.

“Recebi hoje do conselheiro de segurança norte-americano Jake Sullivan o convite do presidente Joe Biden para visitá-lo na Casa Branca. Estou animado para conversar com o presidente Biden e aprofundar a relação entre nossos países”, disse o presidente eleito.

Economia

Sullivan e Lula discutiram no encontro de hoje, além da visita a Biden, emergência climática, imigração, defesa da democracia, guerra na Ucrânia, segurança alimentar e segurança regional.

Lula tem afirmado que só deixará o Brasil depois de diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que antecipou a cerimônia para a próxima segunda-feira, dia 12.

Turismo Foz

A reunião entre Lula e Sullivan contou com a particpação dos ex-ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e Fernando Haddad, ex-titular da Educação, agora cotado para outro cargo no governo vindouro.

LEIA TAMBÉM