Jaime Lerner morre aos 84 anos em Curitiba

O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador Jaime Lerner morreu nesta quinta-feira (27/5) aos 84 anos. O arquiteto e urbanista brasileiro era filiado ao Democratas (DEM), porém, ele estava afastado da política.

Jaime estava internado havia uma semana no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre.

O ex-governador e ex-prefeito da capital paranaense vinha fazendo hemodiálise há algum tempo e, diante disso, foi hospitalizado, de acordo com o ex-chefe de gabinete do político, Gerson Guelmann.

A causa da morte de Jaime Lerner ainda não foi divulgada.

O velório do político vai ser na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, em Curitiba. O sepultamento está previsto para 15h de hoje no Cemitério Israelita do Santa Cândida.

Nascido em Curitiba em 17 de dezembro de 1937, Jaime Lerner prefeito da cidade em três mandados, de 1971 a 1974, de 1979 a 1993 e de 1989 a 1992, e governador do Paraná por duas vezes, de 1995 a 1998 e 1999 a 2002.

Economia

Leia também

Quem foi Jaime Lerner

De família de origem judaica imigrante da Polônia, Jaime Lerner nasceu em 17 de dezembro de 1937 na cidade de Curitiba no respectivo estado do Paraná.

Durante o período de formação escolar estudou em escolas públicas até se formar no ensino médio e entrar para a faculdade. No ano de 1964 formou-se na Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Já em 1965 já estava inserido no contexto administrativo ao participar da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) que, a partir de então, criaria o Plano Diretor da cidade e serviria de modelo para outras cidades do país. A carreira política tem início em 1971 quando se filia à Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e é nomeado prefeito pelos militares par governar Curitiba.

Foi em seu mandato que uma das obras que representa um cartão postal de Curitiba foi construída que é calçamento planejado da Rua XV de Novembro – também chamada de Rua das Flores. Com sua experiência de urbanista idealizou muitas obras que tornaram Curitiba uma cidade diferenciada das demais cidades do Brasil. No ano de 1979 foi nomeado novamente ao cargo através de indicação militar.

Somente na terceira vez que se torna prefeito é que Jaime Lerner chega ao poder através de escolha popular. Isso ocorreu em 1988 quando foi filiado ao Partido Democrático Trabalhista. Após estas três experiências à frente da prefeitura da capital do estado Jaime Lerner daria mais um importante passo. No ano de 1994 venceu as eleições para o governo do estado, tornando-se, portanto governador do Paraná.

Apenas um ano após a sua eleição pelo PDT acabou migrando para o extinto Partido da Frente Liberal (PFL) atual Democratas (DEM) – ou seja, em 1995. Considerado um bom governador que buscou promover mudanças importantes e significativas na economia do estado, acabou garantindo sua reeleição em 1998. Neste período o estado do Paraná aumentou significativamente sua produção industrial com investimentos superiores a US$ 20 bilhões.

O governo de Jaime Lerner foi considerado, também, um importante divisor de águas quanto a forma de valorizar a educação e o desenvolvimento social. Os programas que obtiveram maior destaque foram “Protegendo a Vida”, “Da Rua para a Escola” e “Universidade do Professor” que serviram de inspiração para programas nacionais.

O ex-governador inda foi presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). Na atualidade atua como um dos Consultores da Organização das Nações Unidas (ONU) em assuntos de urbanismo. Foi casado com Fani Lerner que faleceu em maio de 2009. O mesmo é pai de Ilana e Andrea, suas herdeiras.