Início / blog do Esmael

Governo Ratinho Jr. propõe reajuste de 2,4% para servidores públicos do Paraná, gerando insatisfação e críticas

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), enviou à Assembleia Legislativa um conjunto de oito projetos voltados para a reposição salarial e a reestruturação da carreira dos servidores públicos. Entretanto, a proposta tem gerado controvérsia e insatisfação, uma vez que a defasagem salarial acumulada pelos servidores desde 2016 ultrapassa os alarmantes 42%.

A proposta apresentada pelo governo estadual sugere um reajuste de 5,79%, a ser implementado a partir de 1º de agosto. No entanto, é importante ressaltar que 3,39% desse índice refere-se a um resíduo da data-base de 2016, estabelecida pela Lei 18.493/2015 e exigida por determinação judicial. Dessa forma, diante de uma dívida que ultrapassa os 42% com o funcionalismo público, o aumento real proposto pelo governo é de apenas 2,4%.

A situação tem gerado críticas contundentes por parte de diversos setores da sociedade.

O deputado Requião Filho (PT) expressou sua indignação: “O índice não é de fato 5,79%, pois 3,39% representa uma decisão judicial. Na prática, temos apenas 2,4% de reajuste salarial, a ser pago a partir de agosto, e se dividirmos esse valor ao longo do ano, corresponde a quase 1%. Isso é um verdadeiro desrespeito aos servidores, que enfrentam uma defasagem salarial acima dos 42%”.

Os servidores públicos, que já vêm sofrendo com a perda do poder aquisitivo ao longo dos anos, veem com frustração essa proposta de reajuste que não atende às suas necessidades básicas. A defasagem salarial tem gerado impactos negativos na qualidade de vida desses profissionais, tornando difícil o cumprimento de suas obrigações financeiras.

O Blog do Esmael recebeu um pedido de ajuda de funcionários de escolas, os quais solicitaram anonimato devido ao receio de retaliações.

“Olá, sou funcionário de Escola, e gostaria de pedir ajuda para divulgar que nós, funcionários QFEB, do governo do Estado do PR estamos sendo esquecidos. Nessa semana, o Governador mandou mensagens para a ALEP, com reestruturação de muitas carreiras que se encontram prejudicadas desde 2016, porém a nossa, QFEB de funcionários de escola ficou de fora, esquecida”, reclamou um dos servidores. “QFEB” significa Quadro de Funcionários da Educação Básica.

Diante desse cenário, há uma grande expectativa sobre a atuação dos parlamentares na Assembleia Legislativa, que serão responsáveis por analisar e votar os projetos encaminhados pelo governo. A pressão da categoria dos servidores e da população em geral pode ser determinante para uma possível revisão na proposta de reajuste.

É fundamental que o debate em torno da valorização dos servidores públicos do Paraná seja ampliado e que sejam buscadas soluções que atendam às suas reivindicações legítimas. Resta aguardar as próximas movimentações políticas e os desdobramentos desse delicado tema que afeta diretamente a vida de milhares de trabalhadores. Continue acompanhando essa pauta pelo Blog do Esmael em tempo real.

LEIA TAMBÉM