O ex-deputado cassado e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Novo-PR), teve sua presença na Universidade Federal do Paraná (UFPR) barrada, gerando comemoração por parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPR.
A ação foi motivada pela organização de uma palestra por um grupo de extrema direita na instituição, nesta quinta-feira (16/11), na qual Dallagnol estava previsto como palestrante.
Deltan foi o 43° deputado federal a ter o mandato cassado desde a redemocratização do Brasil, em 1985.
>>Deltan Dallagnol desafia justiça eleitoral: ‘decisão do TSE foi ilegal e autoritária’
Após mobilização do movimento estudantil e do campo progressista, a direção do DCE, em colaboração com a administração da UFPR, obteve sucesso em retirar a reserva do auditório do Setor de Ciências Jurídicas, impedindo a realização do evento.
A medida foi tomada em resposta à pressão estudantil, reforçando a posição da UFPR contra o uso da instituição como palanque político para disseminação de ódio e mentiras.
A vitória foi celebrada pela gestão do DCE-UFPR 2023/2024 como um triunfo do movimento estudantil e do campo progressista na defesa das instituições públicas de ensino.
>>Como o governo federal alimenta com verbas públicas a extrema direita e o lavajatismo em Curitiba e no Paraná
Dallagnol, recentemente cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enfrenta agora resistência em diversos cenários, incluindo o acadêmico.
A perda do mandato de Dallagnol pela Câmara dos Deputados, conforme Ato da Mesa, destaca-se como um fator adicional que pode ter influenciado na decisão da UFPR.
Mesmo inelegível por 8 anos, por fraude à lei, Deltan Dallagnol é anunciado por correligionários como pré-candidato a prefeito de Curitiba nas eleições de 2024.
Deltan Dallagnol foi coordenador da força-tarefa Lava Jato, em Curitiba, em um dos responsáveis pela prisão ilegal de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia a íntegra do comunicado do DCE da UFPR:
AQUI FASCISTA NÃO TEM VEZ! A UFPR NÃO É O SEU LUGAR!
Ontem, após ficarmos sabendo que uma palestra organizada por um grupo de extrema-direita na nossa universidade contaria com a presença de Deltan Dallagnol, o DCE-UFPR movimentou e mobilizou o movimento estudantil organizado e todo o campo progressista da instituição para um ato contra a vinda do lavajatista.
Junto a organização do ato, a diretoria do DCE se manteve em contato com a administração da universidade, tentando encontrar uma maneira de junto da UFPR, barrar a realização dessa atividade E CONSEGUIMOS!
Após muita pressão do movimento estudantil, a direção do Setor de Ciências Jurídicas RETIROU A RESERVA DO AUDITÓRIO e IMPEDIU a realização do evento.
Essa é mais uma vitória do movimento estudantil e todo o campo progressista, democrático e popular da nossa instituição. Continuemos atentos! Aqueles que diariamente atacam as instituições públicas de ensino amam utilizá-las de palanque político para espalhamento do ódio.
Mais uma vez, mostramos que NA UFPR FASCISTA NÃO SE CRIA!
⭐ Gestão Sem Medo de Ser Feliz | DCE-UFPR 2023/2024
Estudei na UFPR na década de 80, e nunca soube que a UFPR apoia-se extremistas, fico feliz em saber que o DC – UFPR, consegui barrar está aberração que conduziu o Presidente Lula, que na época era o cidadão Lula que foi acusado por pessoas que estavam sofrendo pressão por Deltan e Moro para fazerem delações “premiadas”, premidas com menos tempo de reclusão ou de multa, em troca da cabeça do cidadão Lula. Ele nem deveria estar circulando livre, e sim, respondendo processo por uso do Poder Público para promover a prisão de um pessoa que não teve todos os seus direitos de defesa respeitados. Deltan, só tenho um conselho a dar a você, SUMA.
kkkkkk grande dia “AQUI FASCISTA NÃO TEM VEZ! A UFPR NÃO É O SEU LUGAR!”