Ex-prefeito desmacara farsa dizendo que capital paranaense tem 355 anos
A Prefeitura de Curitiba está gastando os tubos em propaganda dizendo que a cidade está completando hoje 330 anos. No entanto, o ex-prefeito Roberto Requião (PT), que conhece a cidade tal qual o atual alcaide, afirma que a capital paranaense comemora 355 anos nesta quarta-feira.
Requião revelou com exclusividade ao Blog do Esmael que, em 1993, o prefeito Rafael Greca (PSD), então no seu primeiro mandato, mudou a data de aniversário de Curitiba para coincidir – na época – com os 300 anos – atribuindo 29 de março de 1693 a data de fundação da capital do Paraná.
Na prática, segundo o relato de Requião, a certidão de nascimento da cidade de Curitiba foi falsificada.
De acordo com Requião, a cidade de Curitiba foi efetivada em 1668 com a autorização de um pelourinho no povoado, o que, segundo o ex-prefeito, foi o marco do surgimento da hoje capital paranaense – não 1693 como apregoa o oficialismo curitibano. Ou seja, Curitiba completa hoje 355 anos.
A capital paranaense é uma senhora de cabelos brancos 25 anos mais velha, segundo revelou Requião, cujo pai, Wallace Tadeu de Melo e Silva, também foi prefeito de Curitiba em 1951, e o bisavô sergipano Justiniano de Mello e Silva, secretário da presidência da província do Paraná.
Ou seja, Curitiba tem 355 anos anos – não 330 anos como diz a propaganda de Greca.
LEIA TAMBÉM
- Curitiba 330 anos, bela e injusta: força-tarefa visita empresa de lixo que planeja despejar 70 famílias da Comunidade Tiradentes II
- Curitiba 330 anos: bela e injusta – além da propaganda na televisão
- Curitiba 330 anos: essa pauta o prefeito Rafael Greca não quer que você tome conhecimento
- Curitiba 330 radares: algo a comemorar, além da indústria da multa e tarifa do ônibus cara?