Curitiba 330 anos: essa pauta o prefeito Rafael Greca não quer que você tome conhecimento

Isso que o Blog do Esmael vai mostrar nas linhas adiante a Globo (RPC) e as demais empresas da velha mídia corporativa paranaense e brasileria não mostram, por questões óbvias, ainda mais durante a veiculação de campanhas publicitárias sobre os 330 anos da cidade de Curitiba. Portanto, essa pauta que traremos à luz desagrada poderosos e o prefeito da capital, Rafael Greca (PSD), que não quer que você tome conhecimento. Por isso registre bem esse fato em sua memória para lembrar na eleição do ano que vem.

Dito isso, a Coordenação da Ocupação Tiradentes II e membros do Movimento Popular por Moradia (MPM) serão recebidos nesta quinta-feira (23/3), às 15 horas, pelo presidente da Câmara de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello (PSC), juntamente com outros vereadores e deputados, para discutir a ameaça de despejo da comunidade de baixa renda.

A comunidade Tiradentes II, composta por cerca de 70 famílias, está em área contígua ao Aterro Sanitário da Essencis, que alega ter adquirido a área para expansão de suas atividades. No entanto, a defesa jurídica da comunidade questiona o processo de aquisição. O Aterro é fortemente questionado pela Comunidade e pelo MPM, localizando-se numa área densamente habitada, próximo a diversas instituições.

Economia

A Comunidade lançou a campanha “Fica Tiradentes II” no último domingo, que conta com apoio nas redes sociais. Representantes da comunidade, do MPM e da Despejo Zero também participarão de reunião da Comissão de Direitos Humanos presidida pela Mandata Preta, representada pela vereadora Giorgia Prattes (PT).

Os representantes da comunidade e do MPM também realizaram um ato em frente ao plenário da Câmara Municipal para dialogar com diversos vereadores e vereadoras, incluindo o presidente e a vice-presidente da Frente Parlamentar de Estudos sobre Regularização Fundiária, Dalton Borba (PDT) e Noêmia Rocha (MDB). Uma proposta é a realização de uma visita técnica ao Aterro Sanitário da Essencis, bem como à Tiradentes II, com o intuito não apenas de conhecer mais de perto essa realidade, mas também de abrir um canal direto de negociação entre as partes.

Natal Foz

Mais do que discutir a política de despejo zero na capital, a reunião de hoje é uma prova inconteste de que Curitiba não cuidade de seus moradores e não tem uma política habitacional séria. A quantidade de moradores sem teto nas ruas da “Bela e Injusta” corroboram com a reivindicação da comunidade Tiradentes II.

Parabéns aos vereadores pela iniciativa de intermediar o fim desse injusto despejo, enquanto reforçamos que o Blog do Esmael continua de olho no governo municipal que se finda.

LEIA TAMBÉM