Uma das mensagens mais importantes da campanha está relacionada aos cinco momentos de higiene das mãos na prestação de cuidados a pacientes em serviços de saúde. Conheça quais são
Todos os anos, é celebrado, em 5 de maio, o Dia Mundial d e Higiene das Mãos. Todos os anos, a correta higiene das mãos protege milhões de vidas. Está aí a importância da campanha criada pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, que neste ano traz como tema “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre.”
A campanha reforça a necessidade de práticas adequadas de higiene das mãos, conforme os cinco momentos, o uso correto de luvas e a conscientização sobre o impacto ambiental causado pelo descarte das luvas.
No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Anvisa, em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias (Visas) dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios, e em parceria com a Organização Pan-Americana d a Saúde (Opas/OMS).
Mãos higienizadas, mãos seguras
Uma das mensagens mais importantes da campanha está relacionada aos cinco momentos de higiene das mãos na prestação de cuidados a pacientes em serviços de saúde. E quais são eles? Vamos lá:
1) Antes de tocar o paciente .
2) Antes da realização de procedimentos limpos/assépticos .
3) Após o risco de exposição a fluidos corporais .
4) Após tocar o paciente .
5) Após tocar superfícies próximas ao paciente.
Para isso, é preciso ter acesso fácil aos produtos a serem utilizados, como a preparação alcoólica para a higiene das mãos.
Custo x benefício
Você sabia que as ações de higiene das mãos representam um baita negócio? É isso mesmo. As práticas previstas no programa de capacitação dos serviços de saúde consistem num investimento inteligente. Elas oferecem um retorno excepcional por cada valor e tempo aplicados no que diz respeito à prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) e também da resistência microbiana aos antimicrobianos nos serviços de saúde.
Evento virtual
Neste ano, a Anvisa vai se juntar à Opas e apresentar a experiência do Brasil na coordenação de ações para promover a higiene das mãos no país. O webinar, promovido pela organização, será realizado no dia 5 de maio, às 11h30 (horário de Brasília). Assim sendo, não será realizado o tradicional webinar da Anvisa sobre higiene das mãos. Para participar do evento virtual “Luva, às vezes. Higiene das mãos, sempre. Compartilhando experiências sobre a higiene das mãos e o uso de luvas na atenção à saúde nas Américas”, é preciso
Todos juntos
É fundamental que a campanha tenha o engajamento de todos. Para comemorar o Dia Mundial de Higiene das Mãos:
• Promova o reforço à prática de higiene das mãos, conforme estratégias definidas no Programa de Controle de Infecção – PCI (nacional, estadual/DF, municipal e em todos os serviços de saúde).
• Capacite os profissionais da assistência para as práticas de higiene das mãos . Use a técnica apropriada, conforme os cinco momentos da OMS. É importante que os profissionais, no âmbito dessa capacitação, também compreendam quando as luvas devem ser utilizadas no fluxo de trabalho da assistência à saúde.
• Amplie a conscientização dos profissionais sobre o impacto ambiental e climático das luvas na geração e na gestão de resíduos, especialmente quando usadas desnecessariamente.
• Faça a adesão ao Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico /Recuperação Pós -Anestésica de Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente – 2025 (
Reforce essa ideia!
Acesse os cartazes (traduzidos e diagramados com apoio da O pas ) :