A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado pode votar na terça-feira (28), às 11h, convites ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e ao delegado Marcelo Ivo de Carvalho para prestar esclarecimentos ao colegiado.
Os pedidos foram apresentados pelo senador Jorge Seif (PL-SC), nos requerimentos REQ 6/2026 – CSP e REQ 7/2026 – CSP. Ele quer explicações sobre a saída de Carvalho dos Estados Unidos após atuar em conjunto com o ICE, a polícia migratória do governo Donald Trump.
Segundo o texto dos requerimentos, o delegado participou da curta prisão de Alexandre Ramagem pelo ICE. Ex-diretor da Abin no governo Bolsonaro, Ramagem está foragido do Brasil porque foi condenado a mais de 15 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Ele teve o mandato de deputado federal cassado em dezembro do ano passado.
Seif diz que considera “gravíssimo” o uso de órgãos de Estado a serviço de interesses pessoais ou partidários. O senador afirma que quer saber quais foram as atuações do agente de ligação da Polícia Federal e que tipo de manipulação teria ocorrido, além de identificar quem autorizou os atos citados no pedido.
A CSP também pode votar o PL 1.722/2022, da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que proíbe limitar vagas para mulheres em concursos da área de segurança pública e reserva ao menos 20% das vagas em carreiras do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), como PF, PRF, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros, guardas municipais, agentes de trânsito, policiais penais e legislativos.
O projeto cria ainda a Política Nacional de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública. Se aprovado, seguirá para o Plenário do Senado.
Na mesma pauta, a comissão deve analisar propostas sobre ambiente escolar mais seguro, no PL 5.671/2023, e o projeto que permite porte de armas para agentes de trânsito, no PL 2.160/2023.
O Senado coloca na mesma sessão um pedido de explicação sobre a atuação de um delegado nos Estados Unidos, uma proposta de cotas para mulheres na segurança e projetos sobre escola e armas. Continue acompanhando os bastidores da política e do poder pelo Blog do Esmael.
Leia também no Blog do Esmael: Lula reage aos EUA e cita reciprocidade na PF; Lula eleva caso Ramagem a crise com Washington; Lula ameaça reciprocidade após EUA expulsarem delegado da PF no caso Ramagem

Informações diretas da redação do Blog do Esmael.




