Covid-19: Maioria é contra reabertura do comércio, diz pesquisa da CNI

A maioria da população brasileira é contrária à reabertura do comércio. A reprovação varia segundo o tipo de estabelecimento, variando de 57% para salões de beleza a 86% para cinemas e teatros. Segundo a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Apesar das cenas de bares lotados no Rio de Janeiro e filas para entrada em shoppings em São Paulo, 69% se dizem contrários a reabertura desses estabelecimentos.

Há divisão apenas em relação ao comércio de rua: 49% se dizem favoráveis à reabertura e 47%, contrários -um empate, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais.

A pesquisa foi feita por telefone entre os dias 10 e 13 de julho. Foram entrevistadas 2.009 pessoas em todo o Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Google Maps elimina Palestina dos mapas de buscas on line

Economia

Ministro Luiz Eduardo Ramos vai para a reserva remunerada do Exército

Vox Populi: 74% dizem que o PT fez mais pelos pobres do que Bolsonaro

A reprovação ajuda a entender o movimento baixo observado desde que estados e municípios começaram a flexibilizar a quarentena imposta para conter o avanço do novo coronavírus.

Na capital paulista, o número de frequentadores de bares e restaurantes foi tímido na reabertura, como mostrou reportagem do jornal Folha de São Paulo. Segundo Percival Maricato, presidente da associação de bares e restaurantes de São Paulo, o movimento registrado nos últimos dias ficou em média 20% do que era antes da quarentena.

Pesquisa do IBGE mostra que, mesmo com a reabertura, houve queda de 7,2% das vendas do comércio em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, o pior desempenho desde 2016. O nível também ficou 7,3% abaixo do observado em fevereiro, último mês em que as atividades não foram afetadas pela pandemia.

*Com informações da Folha de São Paulo