Chanceler russo vê risco de terceira guerra mundial com entrada da OTAN ‘por procuração’ no conflito da Ucrânia

► A inadmissibilidade da guerra nuclear é a ‘postura de princípios’ de Moscou, diz Lavrov
► O perigo de tal conflito não deve ser subestimado, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia

A inadmissibilidade de uma guerra nuclear é a posição de princípio de Moscou, o perigo de tal conflito não deve ser subestimado, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em entrevista ao programa Bolshaya Igra (O Grande Jogo) no canal de TV Channel One nesta segunda-feira (25/04).

O alto diplomata reiterou que, em janeiro, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU fizeram uma declaração sobre a inadmissibilidade de uma guerra nuclear.

Enquanto Trump era preso o magnata Elon Musk comprava o Twitter por US$ 44 bilhões

– Esta é a nossa posição de princípio, somos guiados por isso, e é claro que eu não gostaria de ver esses riscos inflados artificialmente agora, quando os riscos são bastante significativos – disse o ministro das Relações Exteriores enfatizando que há muitos que querem fazer isso. “O perigo é sério, é real, não deve ser subestimado”, disse Lavrov.

Segundo ele, “a Rússia já está fazendo muito” para resolver a crise atual. De volta ao governo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a Rússia buscou a confirmação no nível da cúpula da declaração de 1987 de Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan de que uma guerra nuclear era inadmissível.

– Lamentavelmente, não conseguimos convencer nossos colegas da necessidade dessa medida, mas concordamos muito rapidamente com o governo do [presidente dos EUA, Joe] Biden, e nossos presidentes fizeram essa declaração durante a cúpula de Genebra em junho passado – disse Lavrov.

Lavrov disse que a OTAN está entrando em uma guerra por procuração com a Rússia

Ao fornecer armas para a Ucrânia, a Otan está entrando em uma guerra por procuração com a Rússia, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, ao vivo no O Grande Jogo na TV Canal Um.

Economia

– A OTAN está essencialmente entrando em guerra com a Rússia por meio de um procurador e armando esse procurador na guerra como na guerra – advertiu, prevendo a deflagração de uma terceira guerra mundial.

Segundo o ministro, as entregas de armas a Kiev são apenas mais um exemplo da “falta de escrúpulos” de Washington em relação ao direito internacional.

Bolsonaro coleciona brigas com Macron, presidente reeleito da França

Lavrov enfatizou que as armas fornecidas à Ucrânia pelos países ocidentais são um alvo legítimo para os militares russos que participam de uma operação militar especial.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que, em um mês e meio, os Estados Unidos forneceram à Ucrânia armas no valor de US$ 1,65 bilhão.