Câmara aprova moção de aplauso a Paulo Freire

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17) uma Moção de Aplauso ao professor Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A iniciativa foi da bancada do PSOL, através de seu líder Ivan Valente (SP), com o apoio de líderes partidários de várias matizes ideológicas.

O educador Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado da história. Recebeu 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades norte-americanas e europeias, além de prêmios como o King Baudouin International Development, em 1980, e o Educação para a Paz, da UNESCO, em 1986.

LEIA TAMBÉM:
MP faz buscas e apreensões contra Queiroz e assessores de Flávio Bolsonaro

Caso Queiroz promete infernizar o Natal de Bolsonaro

Ao vivo: entrevista com Enio Verri, novo líder do PT na Câmara

“É fácil compreender por que Paulo Freire é estudado, amado e admirado mundo afora, passados mais de 20 anos de seu desaparecimento físico: sua prática educadora fundada na troca, no diálogo, acolhedora de todas as singularidades, é um antídoto contra paixões totalitárias”, diz trecho da moção aprovada.

Economia

A moção de aplauso foi aprovada pela Câmara após o presidente Jair Bolosonaro (sem partido) ter chamado Paulo Freire de “energúmeno”. Em resposta a ofensa do presidente, o Senado também aprovou nesta terça-feira uma sessão especial em homenagem ao patrono da educação brasileira.

Com informações do PSOL.