tem um histórico infame de ser comprada por outras empresas e rapidamente voltar ao mercado depois que seus novos proprietários perceberem como é difícil capitalizar os ativos de um estúdio de produção legado. Esses desafios são parte do que condenou as fusões da WB com a AOL e a AT&T, que compraram o estúdio na tentativa de se reinventarem. Mas o último acordo de aquisição do WB – desta vez com a Netflix por US $ 83 bilhões – parece ter potencial para ser diferente devido ao quanto o streamer se tornou um grande player na indústria do entretenimento. Também sinaliza o quão longe a Netflix chegou: em menos de duas décadas, o streamer passou de iniciante em tecnologia a um dos estúdios mais célebres de Hollywood.
Supondo que o acordo receba aprovação regulatória, a Netflix em breve será proprietária da totalidade da Warner Bros. (mas não Ativos da Discovery Global), que inclui HBO / HBO Max, DC Studios e os braços de produção de televisão e filmes do estúdio legado. Isso tornaria a Netflix o lar corporativo de muitas das maiores franquias de entretenimento do mundo, como Guerra dos Tronos e Harry Pottere dá ao streamer uma área operacional muito maior como um estúdio adequado. A Discovery Global – que mantém a propriedade de redes incluindo CNN, Discovery Channel e TLC – deverá se tornar uma entidade corporativa independente até o terceiro trimestre de 2026.
Esta bifurcação estratégica e venda de ativos era obviamente o resultado desejado pelo WBD quando a empresa anunciou pela primeira vez, no início deste ano, que planeava dividir a Warner Bros. e a Discovery novamente em duas unidades. Naquela época, o CEO David Zaslav ainda não havia anunciado que a empresa estava aberta a ofertas de aquisição. Mas você pode perceber isso observando a maneira como a WBD estava lutando para obter lucro com suas redes de cabo lineares.
Embora o WBD tenha conseguido pagar uma parte substancial da dívida de US$ 55 bilhões que herdou quando a Discovery comprou a WarnerMedia, os ativos de TV a cabo da empresa resultante da fusão foram um fator importante para que ela recebesse uma pontuação de crédito significativamente rebaixada no início deste ano. Essa dívida – um resquício da desastrosa fusão da AOL com a Time Warner – pairou sobre o WBD durante todo o mandato de Zaslav como CEO.
Uma mistura de problemas financeiros, mudanças de marca equivocadas e múltiplas rodadas de demissões deixaram o WBD em uma posição muito precária que tornou a venda ao licitante com lance mais alto uma de suas únicas opções viáveis para apaziguar os acionistas. Esses desafios também podem ser difíceis de lidar para a Netflix, mas parece que essa situação pode ser muito diferente por vários motivos principais.
Ao contrário das fusões anteriores, em que a Warner Bros. foi engolida por gigantes tradicionais da tecnologia e das telecomunicações, o novo acordo chega num momento em que a Netflix já se estabeleceu há muito tempo como um player poderoso de Hollywood. Além de adquirir IP que se tornará sucesso, o streamer construiu uma infraestrutura de produção robusta para desenvolver seus próprios projetos totalmente originais. E com muitos dos projetos de geração de assinantes da plataforma, como Coisas estranhas e Jogo de lula chegando ao fim, é fácil entender por que ela quis adquirir a Warner Bros. biblioteca considerável de filmes e séries. A Netflix não tem o histórico mais forte de construção de suas próprias franquias – lembre-se Lua Rebelde? – e é exatamente isso que acontece com o WB.
Embora a Netflix pareça um parceiro de aquisição melhor em comparação com a Warner Bros. proprietários anteriores, isso ainda é uma consolidação e esse tipo de fusão sempre traz baixas. E é provável que em breve comecemos a ouvir falar de demissões, à medida que a Netflix começar a lidar com demissões internas criadas pela absorção da Warner Bros. funcionários e operações. Mas o que está muito menos claro é como o estúdio recém-fundido fará o lançamento de seus novos projetos.
Em 2021, durante o auge da pandemia de covid-19, a decisão da WBD de estrear filmes na HBO Max, em vez de nos cinemas, levou diretores como Christopher Nolan a denunciar a empresa por se tornar “o pior serviço de streaming”. Embora os números de bilheteria ainda não tenham retornado aos níveis pré-pandemia, os cinemas reabriram e grandes sucessos como Warner Bros. Um filme do Minecraft e Super-homem os recursos deixaram claro que há uma demanda para ver filmes na tela grande. A Netflix experimentou muito lançamentos teatrais limitados que são lidos de forma transparente como peças de teatro para qualificar seus filmes para os principais prêmios da indústria. Mas ainda tem sido principalmente uma empresa de streaming desde que saiu do jogo do DVD.
Ao contrário da MGM, que estava em declínio quando a Amazon a comprou, a Warner Bros. tem um histórico muito forte com seus recentes lançamentos nos cinemas. A Netflix disse que “espera” continuar colocando a Warner Bros. filmes nos cinemas, mas o co-CEO Ted Sarandos sinalizou que a empresa está pensando em encurtar suas janelas teatrais para “atender o público onde ele é mais rápido”.
“Eu diria que agora você deve contar com tudo o que está planejado para ir aos cinemas por meio da Warner Bros. continuará a ir aos cinemas por meio da Warner Bros. e os filmes da Netflix darão os mesmos passos que deram”, disse Sarandos esta semana em uma ligação com analistas do setor.
A Netflix também deixou bem claro que está aberta a cortar custos de produção usando IA generativa. A empresa não exigiu que seus colaboradores usassem a tecnologia como parte de seus fluxos de trabalho de produção, mas é fácil imaginar a geração AI se tornando uma parte maior do estúdio, agora que assumiu todos os projetos que a Warner Bros.
A preocupação mais evidente resultante da nova fusão é a forma como isso poderá impactar a concorrência entre os principais estúdios e plataformas de streaming. A Netflix efetivamente substituiu a Warner Bros. como uma das Cinco Grandes, o que provavelmente mudará a dinâmica de poder da indústria do entretenimento. Mas os clientes de streaming provavelmente sentirão essas mudanças mais diretamente à medida que a Netflix e seus concorrentes se estabelecerem em um novo status quo.
Os preços da Netflix podem subir novamente sob o auspício de que o serviço se tornou mais premium com a Warner Bros. ofertas. Ainda não está claro como a Netflix lidará com as marcas HBO/Max no longo prazo. A empresa disse que acredita que “HBO e HBO Max também fornecem uma oferta atraente e complementar para os consumidores”, mas não seria surpreendente ver essas marcas seguindo o caminho do Hulu, que foi transformado em uma seção dentro do Disney Plus.
Já se passaram anos desde que a Netflix era uma novata turbulenta que lutava para ser levada a sério. Mas mesmo que a empresa já tenha se consolidado como o maior streamer de TV/filme do mundo, este novo acordo a levará a um nível diferente de destaque. A fusão Netflix/WBD resultará, sem dúvida, em mudanças – algumas delas ruins – que repercutirão em todo o cenário do entretenimento.
Mas por mais tumultuadas que as coisas possam parecer no futuro imediato, não parece provável que a Netflix acabe tentando vender a Warner Bros. Aquisições dessa escala não são o MO habitual da empresa, mas ela tem sido otimista em querer a Warner Bros. desde que o estúdio foi colocado à venda. Se o acordo for concretizado, a Netflix estará, sem dúvida, nas grandes ligas – agora terá que provar que pertence.
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