Início / alep

Assembleia faz sessão extra e libera verba para Rio Bonito

O Paraná vai acelerar o socorro às famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu. A Assembleia Legislativa (ALEP) promove sessão extraordinária neste domingo 9, às 17h, para homologar o estado de calamidade e autorizar mudanças no Fundo de Catástrofe que vão permitir repasses diretos às pessoas afetadas.

A iniciativa atende à urgência imposta pela tragédia que devastou o município com ventos estimados em até 250 km/h, matando seis pessoas e ferindo mais de quatrocentas na sexta 7. A reunião ocorrerá de forma remota para agilizar o trâmite e liberar recursos emergenciais.

A medida foi convocada pelo presidente da Assembleia, Alexandre Curi, do PSD do Paraná, que esteve na cidade neste sábado 8 com o governador Ratinho Junior, do PSD, acompanhando as ações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Curi relatou a destruição quase total da área urbana e afirmou que o Legislativo atuará em sintonia com os governos estadual e federal para reconstruir o município.

A votação vai reconhecer oficialmente a calamidade pública com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, permitindo ao município flexibilizar metas e prazos fiscais, além de movimentar recursos para restabelecer serviços essenciais. A alteração no Fundo de Catástrofe, segundo Curi, autorizará pagamentos diretos às famílias, reduzindo burocracias e acelerando o atendimento social.

A justificativa enviada pelo Executivo destaca prejuízos materiais severos, danos à infraestrutura urbana e rural e a interrupção de serviços públicos essenciais. A liberação de verbas emergenciais é considerada fundamental para garantir abrigo, alimentação e assistência imediata às vítimas.

Deputado Alexandre Curi, presidente da ALEP, na 23ª Sessão Especial de interiorização em Campo Mourão. Foto: Valdir Amaral
Deputado Alexandre Curi, presidente da ALEP, convoca sessão extraordinária para este domingo (9). Foto: Valdir Amaral

A tragédia reacende o debate sobre eventos climáticos extremos e a necessidade de políticas públicas mais robustas para prevenção e resposta a desastres no Paraná, especialmente em regiões vulneráveis do Centro-Sul. A articulação entre Assembleia, governo estadual e governo federal será determinante para evitar que a população fique à mercê da burocracia em um momento de dor coletiva.

Os parlamentares devem aprovar as medidas ainda no domingo para que a ajuda chegue o quanto antes às famílias que perderam casas, bens e meios de subsistência.

A reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu exigirá planejamento, transparência e solidariedade institucional. A população espera mais que discursos: precisa de políticas públicas eficazes e rápidas para recuperar dignidade e futuro, a exemplo dessa ação da ALEP. Leia no Blog do Esmael.

Leia também no Blog do Esmael: Coronavírus: Senado vota decreto de calamidade pública nesta sexta; Prefeitura do Rio decreta estado de calamidade pública; Em clima de comício, Alexandre Curi assume presidência da ALEP na segunda-feira