O Partido Comunista do Brasil comemora 101 anos neste 25 de março. É o partido mais longevo em atividade no Brasil. Fundado em 1922, passou grandes períodos na clandestinidade. Sua história e como se apresenta à sociedade brasileira está profundamente relacionada à vigência da democracia no Brasil.
No período Bolsonaro, todos os que se colocavam contra o fascismo, defendiam a democracia e os direitos do povo eram tachados pela extrema-direita, de comunistas. Com isso, mesmo que sem estarem organizados no Partido Comunista, muitos passaram a se identificar com os ideais comunistas na defesa da democracia, dos direitos humanos, em defesa do meio ambiente. De certa forma, identificavam bem a política dos comunistas, contra o autoritarismo e pelo bem do povo.
O Brasil ficou dividido entre a extrema direita e “os comunistas”, onde cabiam todos os que lutavam pelo fim do bolsonarismo. Pesquisa do IPEC realizada neste mês de março, fez uma pergunta tendenciosa, perguntando se o Brasil “corre o risco” de se tornar comunista, reforçando o estereótipo do “perigo comunista”, de algo ruim. A essa pergunta, a resposta foi 45% dizem que o País “corre o risco” de virar comunista, enquanto 48% discordam.
A pergunta deveria ser outra, mais condizente com o contraponto estabelecido na disputa com a extrema-direita bolsonarista.
PCdoB surgiu em 25 de março de 2022
O Partido Comunista do Brasil, também conhecido como PCdoB, foi fundado em 25 de março de 1922, em Niterói, Rio de Janeiro. O partido surgiu a partir da união de diversos grupos e organizações políticas de esquerda que existiam na época, com o objetivo de lutar por melhores condições de vida e trabalho para a classe trabalhadora brasileira.
Ao longo dos seus 101 anos de história, o PCdoB teve participação ativa em diversos movimentos sociais e políticos no Brasil, como a luta contra a ditadura militar, a defesa dos direitos dos trabalhadores e a luta pela reforma agrária. O partido também participou de diversas eleições no país, tendo eleito parlamentares em alguns momentos da sua história.
Atualmente, o PCdoB é um dos diversos partidos de esquerda que existem no Brasil, mas continua lutando por uma sociedade mais justa e igualitária, baseada nos valores do socialismo e do comunismo.
As informações são do portal Vermelho, com acréscimos
LEIA TAMBÉM
- Presidente Lula adia viagem à China por motivo de saúde: saiba mais sobre o diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A
- As joias de Bolsonaro não derrubaram o apoio ao ex-presidente, diz a Paraná Pesquisas
- Lula demite bolsonaristas da diretoria da Itaipu Binacional; confira os novos diretores brasileiros