A Casa Branca de Trump deixou os golpistas lães comuns

Em 22 de abril, a Fight Fight Fight LLC, uma empresa com vínculos com o presidente Donald Trump, anunciou que os 220 principais investidores em sua moeda de meme $ Trump seriam convidados a se encontrar com o próprio Trump. O evento foi anunciado como um jantar “íntimo privado”, mas com dicas óbvias de que os participantes estavam comprando o tempo de um funcionário eleito. Por volta da data do anúncio, os funcionários do governo federal registraram três sites aparentemente relacionados ao jantar: ThetrillionDollarinner.gov, DinnerForAmerica.gov e Thetrillion.gov. Pelo menos um, foi relatado, temporariamente direcionado a um portal de login do Departamento de Comércio, sugerindo que a moeda estava de alguma forma ligada ao governo. O preço da moeda aumentou mais de 50 % após o anúncio do jantar, marcando Trump e seus aliados quase US $ 900.000 em taxas de negociação em apenas dois dias.

Dois senadores democratas exigiram uma investigação de ética no jantar de 22 de maio, mas em fevereiro, Trump demitiu o chefe do corpo que normalmente investigaria esse tipo de suposta má conduta.

O jantar de moeda de meme é o tipo de controvérsia aberta do enxerto que seria insondável nas administrações anteriores, mesmo o primeiro mandato de Trump oito anos atrás. Agora é apenas uma das dezenas de maneiras pelas quais o presidente e os de sua órbita se enriqueceram. Ao longo do caminho, eles desmontaram os vigias do governo que reprimem os golpes de cada escala. O presidente criou seu próprio giro de reogonomia-em vez de promissores riquezas, são oportunidades de fraude.

O enriquecimento de gotejamento começa no topo, com Trump vendendo acesso à Casa Branca por meio de promoções como o jantar de moeda de meme. Abaixo dele, estão doadores de alto nível que compraram suas acusações de má conduta corporativa ou fraude total, particularmente o mundo maduro de criptomoeda. À medida que os vigias que supervisionam essas empresas são prejudicados, eles deixam a porta aberta a pequenos golpistas que podem confiar em suas operações não serão vistos. E esse caos do governo cria novas oportunidades – e pessoas mais vulneráveis ​​- para explorar. Em todos os níveis, as pessoas comuns se tornaram pouco mais do que danos ou presas colaterais.

“É todas as direção de tráfico e corrupção de influência que você pode imaginar”, disse Lisa Gilbert, a cochair da coalizão não acima da lei, disse A beira. “Você tem a família Trump lucrando pessoalmente com a presidência. Existem os bilionários ao seu redor no gabinete, o que é um nível totalmente diferente. Eles estão entrando.”

Gilbert, que também é co -cidadão do grupo de advocacia dos direitos do consumidor, descreveu as relações do governo Trump com os negócios – e particularmente com a tecnologia – como um “círculo concêntrico” de tráfico de influência. “Existe esse ecossistema de mano da tecnologia do qual Elon Musk é o auge onde se trata de lucro pessoal em suas próprias empresas e de seus próprios contratos com o governo e o que você pode obter”, diz Gilbert. “É realmente corrupção em todas as direções que você olha.”

A moeda de meme de Trump não é seu único projeto criptográfico. Meses antes das eleições de 2024, Trump e seus dois filhos mais velhos, Eric e Don Jr., lançaram uma plataforma de criptomoeda chamada World Liberty Financial. O anúncio inicial foi leve sobre os detalhes, mas os Trumps o descreveram como uma maneira de ajudar as pessoas carentes, bem como aqueles que foram “debanizados”, acessar os mercados financeiros dos quais seriam excluídos. A World Liberty lutou para vender seus tokens de $ WLFI desde o início – até Trump se tornar presidente, isto é. Ainda não está claro o quanto a liberdade mundial está ajudando as pessoas debanadas, mas é um veículo para investidores estrangeiros doarem essencialmente ao presidente, como um recente New York Times Investigação encontrada.

Ninguém investiu mais em liberdade mundial do que Justin Sun. A empresa de criptografia da Sun, Tron, foi processada pela Securities and Exchange Commission (SEC) por fraude em 2023, depois de supostamente se envolver em manipulação de mercado em torno de seu token TRX. Em seguida, o fundador em apuros gastou US $ 75 milhões em moedas de US $ WLFI entre novembro e janeiro. Um mês depois que Trump assumiu o cargo, a SEC pediu a um juiz federal para interromper o processo em seu processo.

O primeiro mandato de Trump foi marcado por alguns conflitos de interesse óbvios, como dignitários estrangeiros e grupos políticos reservando salas e organizando eventos em seus hotéis e outras propriedades. Mas a aparente parcialidade tornou -se prática padrão no segundo mandato de Trump, estendendo -se às agências federais também. A SEC lançou investigações e casos contra várias empresas de criptografia que doaram para o fundo inaugural de Trump, incluindo Consensys, Robinhhood, Coinbase, Kraken, Ripple Labs e Crypto.com, o último anunciou recentemente um empreendimento com o Trump Media & Technology Group.
A Trump Media, empresa controladora do aplicativo de mídia social de Trump, a verdade, o Social Social, teria parceria com a Crypto.com e a Yorkville America Digital, uma empresa de investimentos da Flórida, para lançar uma série de fundos negociados em bolsa (ETFs). A senadora Elizabeth Warren (D-MA), a principal membro democrata do Comitê de Bancos do Senado, chamou a incursão de Trump em serviços financeiros de “conflito de interesses extraordinários” e pediu à SEC para garantir que o projeto esteja “livre de influência indevida”. É improvável que o pedido dela vá para qualquer lugar.

“É todas as direção de tráfico de influência e corrupção que você pode imaginar.”

No improvável caso de os republicanos ajudarem a lançar uma investigação do congresso sobre o auto-trimestre de Trump, o governo desmantelou completamente quase todo órgão regulador que aplicaria possíveis multas contra o presidente-sem mencionar as agências governamentais dedicadas a combater a infelizidade corporativa em todas as suas formas. O Departamento de Justiça (DOJ) até dissolveu uma unidade dedicada à aplicação de fraudes criptográficas, colocando o fim do que o vice -procurador -geral Todd Blanche descreveu como “regulamentação por acusação”.

Outras indústrias estão se beneficiando da abordagem mais laissez-faire de Trump para a aplicação. O Departamento de Eficiência do Governo (DOGE) de Musk tentou eliminar efetivamente o Departamento de Proteção Financeira do Consumidor, enviando avisos de demissão a quase 1.500 trabalhadores em aparente violação de uma ordem judicial, exceto por mais demissões. Antes da evisceração do CFPB por Doge, o departamento já havia revertido ou retirou várias investigações e ações contra má conduta corporativa, incluindo um processo alegando que a plataforma de pagamento Zelle não conseguiu proteger seus usuários de “fraude generalizada”.

As próprias empresas de Musk, naturalmente, também se beneficiaram-incluindo a Tesla, que supostamente economizou mais de um bilhão de dólares em possíveis penalidades por supostamente enganar os clientes sobre sua tecnologia “autônoma”.

Longe de controlar Trump e Doge, o Senado controlado pelos republicanos também tentou desfangar o CFPB e, em março, votou em retirar o departamento de seu poder de regular X. O desregulamentação se estende além da indústria de tecnologia: em fevereiro, o PAYDEN DEMENDEN, para que o LEDRESTEN DEMENDENTE DEMENDOUN, o LEDENDEN DELIDENTE DO BIDEN, o LEMENDEN ADMINISTRATION, para o LENDENDOUN DELIDENTEN DO BIDEN. O governo também abandonou uma ação contra a Capital One, que o Bureau alegou anteriormente enganar os clientes sobre as taxas de juros da conta poupança.

A destruição de Trump do CFPB “tem enormes ramificações para o povo americano”, diz Gilbert, da coalizão não acima da lei. “Ele se reins em credores de pagamento. Ajuda as pessoas a lidar com a dívida de empréstimos para estudantes e a mal infância em nome das instituições de que eles emprestam. Ajuda as pessoas que estão sendo enganadas em termos de serviço. Foi fundado após a esteira da crise financeira, porque não houve policial e a batida explicitamente para proteger os consumidores cotidianos, assim como retirá -lo – a escala.

O Gabinete de Contabilidade do Governo (GAO) está investigando os esforços do governo Trump para acabar com o CFPB, de acordo com uma carta obtida por CNN. Quarenta senadores democratas também escreveram para o diretor interino da CFPB, Russ Vought, pedindo que ele forneça uma “contabilidade detalhada” de como o CFPB pode “desempenhar todas as suas funções estatuárias exigidas com uma equipe de 200 pessoas depois de cortar quase 90% da agência”.

Em uma declaração para A beiraO senador Chuck Schumer (D-NY), um dos senadores que assinou a carta a Vought, descreveu a desregulamentação da massa de Trump como “sabotagem” que está “transformando o país no paraíso de um Grifter”.

“Ao estripar os vigilantes como o CFPB, a FTC e a SEC para amarrar as mãos dos reguladores, Trump abriu as comportas para golpes, fraude e grift em todos os níveis”, diz Schumer. “Sob Trump, os Estados Unidos não são apenas o oeste selvagem; é uma temporada aberta para famílias trabalhadoras”.

Enquanto o presidente e seus companheiros retiram o governo por peças, o agravamento do clima econômico e o desmantelamento total do estado regulatório estão criando uma tempestade perfeita para os golpistas que desejam enganar as pessoas de seu dinheiro.

Já existe uma moeda imitadora $ wlfi no mercado, e há muitos shitcoins inspirados em maga para citar, cujos valores cristas e cair dependendo dos acontecimentos em Trumpworld. Um acólito de Trump afirma ter fundado um aplicativo que paga às pessoas em criptografia por relatar avistamentos de imigrantes sem documentos – mas isso também parece ser pouco mais do que um esquema de bomba de criptografia e despejo disfarçado de uma ferramenta de caça de recompensas de migrantes.

À medida que o crescimento do emprego diminui mais e os especialistas alertam sobre uma recessão no horizonte, é provável que as pessoas se encontrem cada vez mais desesperadas por trabalho e mais suscetíveis a golpes como resultado. Antes de Trump assumir o cargo, a Comissão Federal de Comércio (FTC) alertou para um forte aumento de “golpes de tarefas” que pretendem oferecer ao trabalho das pessoas, geralmente na forma de “empregos on-line de jogos”. Mais recentemente, os fraudadores que se apresentam como credores hipotecários direcionaram os proprietários, dizendo que colocarão suas casas em execução duma hipoteca, a menos que enviem pagamentos a terceiros imediatamente. Alguns golpistas estão alegando oferecer cheques do governo da DOGE.

Gilbert apontou que muitas ações de aplicação do CFPB foram o resultado de queixas apresentadas por consumidores individuais. “Muito disso é material de prancha pequena, coisas que não necessariamente subiriam ao nível de escrever uma nova regra”, diz Gilbert. “Quando não temos essas alavancas – quando não temos esse banco de dados sendo observado e reagido – pequenos golpes serão perpetrados em todo o país, e acho que o mesmo é verdadeiro para cada agência que tem essa responsabilidade”.

As poucas agências governamentais deixaram mais ou menos incólume pelos cortes de Doge, moveram seu foco para proteger Trump e seus aliados de seus críticos – ou a perseguir os inimigos de Trump. Como o DOJ está reduzindo as investigações criminais de criptografia, o FBI lançou uma força -tarefa para investigar o vandalismo de carros e showrooms da Tesla, que o governo está chamando de “terrorismo doméstico”. E a Comissão Federal de Comunicações (FCC), agora dirigida pelo lealista de Trump Brendan Carr, afastou seus esforços da proteção do consumidor, concentrando -se em assediar empresas de mídia e telecomunicações que não são suficientemente deferentes ao presidente.

Enquanto o dinheiro mudou de mãos, os vigaristas tentaram enganar as pessoas com isso. Trump não inventou golpes, mas o desmantelamento de seu governo de todas as instituições que protege os consumidores permitirá que eles floresçam. Não importa. Eles têm o deles.

Fonte: As informações são do The Verge, site especializado em tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *