Terceira via para quem?

Por Arilson Chiorato*

Ainda falta mais de um ano para as eleições de 2022, mas o debate político está cada vez mais acirrado, o que considero fundamental, pois reafirma nosso compromisso com a democracia, que é o sistema político que possibilita a efervescência de opiniões, o debate de ideias e a apresentação de diferentes projetos para a sociedade.

Acontece que, certas vezes, estes programas não são evidenciados, pelo contrário, aproveita-se do momento e da conjuntura política, também da polarização para fazer um debate vazio de nem A nem B, mas pela construção de uma terceira via custe o que custar. É muito importante que uma pré-candidatura tenha alinhamento com setores da sociedade que visa representar. Caso contrário, cairemos em outro golpe da grande mídia.

Esta semana fomos surpreendidos com uma declaração bastante explorada pela mídia partidária de direita, a homossexualidade do Governador do Rio Grande do Sul. É corajoso assumir-se homossexual em um momento de extrapolação do conservadorismo, especialmente em um estado do sul, onde a maioria da população é assumidamente conservadora, de direita e tradicionalista.

Leia também

Porém, a declaração pública do Governador logo se tornou uma quase tentativa de emplacar o PSDB novamente no cenário nacional. E o ponto aqui não é nem a homossexualidade e nem o PSDB, que aliás, é muito mais bem vindo no debate eleitoral do que o bolsonarismo. Devemos estar atentos para enfrentarmos a barbárie. A questão é que está evidente o desconcerto da grande mídia em não contar com outro nome, que, para eles, seja melhor que o de Lula para enfrentar Bolsonaro.

Portanto, me pergunto e convido os leitores a se perguntarem também, terceira via para quem? Acredito que derrotar o bolsonarismo vai além de enfrentar o preconceito, pois Bolsonaro e seu Governo, além de representarem o retrocesso civilizatório, representam também o desmonte das políticas públicas e sociais, a entrega das empresas estatais, a ampliação da desigualdade de renda.

Economia

Mas essas críticas dificilmente vemos na grande mídia, pelo contrário, vemos um debate responsável sobre a gestão da pandemia, sobre a inclusão e a defesa das minorias. Mas, não vemos a defesa do Estado garantidor de vida digna para os brasileiros. Pois, a grande mídia critica Bolsonaro, mas, continua protegendo a política de Paulo Guedes. Desta forma, resta pensar que se uma terceira via interessa à grande mídia, pouco ou nada interessa ao povo pobre, à classe trabalhadora deste país.

Querem nos empurrar o mesmo projeto econômico que, apesar de congregar o campo democrático, não tem como prioridade a redução das desigualdades sociais, não tem compromisso com a melhora de vida da população brasileira.

*Ailson Chiorato é deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR.