Lula vence no 1º turno, mas os institutos de pesquisa… entram em desespero

No início de junho passado, o Blog do Esmael alertou partidos e candidatos para terem muito cuidado com as pesquisas. Hoje, após novas rodadas, nós renovamos o pedido.

Todos os institutos apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se as eleições fossem hoje, venceria 2022 já no primeiro turno.

Há um fetiche dos institutos de pesquisas em forçar a barra com cenários inexistentes, a exemplo da fictícia “terceira via“, para simular um cada vez improvável segundo turno.

Leia também

Candidatos que já desistiram ou que sabidamente não têm condições de concorrer a síndico de prédio são colocados em levantamentos para “impedir” o petista de liquidar a fatura no 1º turno. Chega a ser hilário.

A elasticidade das empresas de sondagem, a soldo de alguém, mostra que elas têm o mesmo cacoete antipetista e antilulista. Ou seja, a maioria delas são faria do mesmo saco da velha mídia corporativa –cujos veículos de comunicação são os principais contratantes.

O fato concreto é que o presidente Jair Bolsonaro, que derreteu, terá de passar a faixa presidencial para Lula em 1º de janeiro de 2023.

Economia

Quanto aos institutos de pesquisa, eles tentam revogar a lei da gravidade e a própria história por meio de alquimia sob encomenda.