CPI da Covid ouvirá Witzel e auditor “aloprado” do TCU nesta semana

  • Bolsonaro abriu fogo [novamente] contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, dizendo que o parlamentar é ‘especialista em desvio de recursos’.

A CPI da Covid deve ter quatro depoimentos nesta semana. Na terça-feira (15/6), o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, deverá ser questionado sobre a falta de oxigênio e sobre denúncias de corrupção no estado. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) considera relevante o depoimento, por permitir à CPI investigar denúncias de irregularidades no uso de recursos para o enfrentamento à pandemia.

Na quarta-feira (16/6), a CPI vai ouvir o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que perdeu o cargo por supostas irregularidades na área da saúde. A tendência é que o ex-juiz abra fogo contra o presidente Jair Bolsonaro.

Na quinta-feira (17/7), está prevista a oitiva do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques, autor de um “estudo paralelo” que questiona o número de mortes. Para o senador Humberto Costa (PT-PE), o auditor tentou mascarar os dados da pandemia.

Na sexta-feira (18/6), os médicos Dimas Zimmermann e Francisco Eduardo Aves vão discutir o chamado “tratamento precoce” e lockdown.

Na comissão de inquérito, informalmente, Marques, que fez “estudo paralelo” para Bolsonaro, é chamado de “depoente aloprado” pelos próprios senadores governistas.

Leia também

Economia

Bolsonaro ataca Renan

Nesta segunda-feira (14/6), o presidente Jair Bolsonaro abriu fogo [novamente] contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, dizendo que o parlamentar é ‘especialista em desvio de recursos’.

“Vocês estão acompanhando o Senado americano? Investigando a origem do vírus, possíveis medicamentos para a cura. Bem diferente disso que está acontecendo aqui. O Renan falou claramente que não quer apurar desvios de recursos. Ele devia apurar, porque ele é especialista nisso, né?”, atacou o presidente da República.

No dia anterior, Renan disse que o foco da CPI da Covid não é investigar governadores, mas eventual omissão do governo federal em meio à pandemia de COVID-19, que já provocou a morte de quase 500 mil brasileiros.

Todos os lances e sessões da CPI da Covid poderá ser acompanhados ao vivo pelo Blog do Esmael.