Paulo Guedes quer criar “imposto do pecado”

Paulo Guedes O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (23) em Davos (Suíça) que sua equipe está estudando a criação do “imposto do pecado”. Ele mencionou cigarros, bebidas alcoólicas e produtos com adição de açúcar como alvos potenciais de um novo tributo.

“Eu pedi para simular tudo. Bens que fazem mal para a saúde. Caso [as pessoas] queiram fumar, têm hospital lá na frente”, disse o ministro, em conversa com jornalistas após seu último dia de compromissos no Fórum Econômico Mundial.

LEIA TAMBÉM:
Moro cria perfil no Instagram e repete foto segurando calendário

Partidos vão à PGR contra Carla Zambelli por compra de votos

Gleisi se solidariza com grupo de Maracatu cerceado pela PM no PR

Guedes também defendeu a inclusão de produtos como refrigerantes, sorvetes e chocolates na nova taxação. Ele usou o termo “imposto do pecado” para defendê-la, mas disse que a expressão é acadêmica (do inglês “sin tax”) e não tem juízo moral. “Não é nada de costumes, Deus me livre”, garantiu.

Economia

De acordo com o ministro, a proposta do governo para a reforma tributária está próxima de uma conclusão e deve ser enviada em fevereiro. Ele acredita em um encaminhamento ao Congresso Nacional em 20 a 30 dias. “A gente volta para o Brasil e já começa a bater o martelo”, prometeu.

Com informações do Valor Econômico.