Às vésperas da criação da CPI, Lava Jato faz busca e apreensão no Congresso Nacional

A Polícia Federal fez busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (19) no Congresso Nacional, às vésperas da criação da CPI da Vaza Jato. Os alvos das diligências foram o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Senado e o filho dele, deputado Fernando Bezerra Filho (DEM-PE).

As busca e apreensões de documentos físicos e digitais também ocorreram, além da Câmara e do Senado, nos escritórios dos parlamentares em Pernambuco e na Paraíba.

A força-tarefa informa que cumpriu dos mandados autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que as buscas e apreensões se baseiam em inquérito que apura supostas irregularidades em obras da transposição do Rio São Francisco no período em que Bezerra foi ministro da Integração, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

LEIA TAMBÉM
Índia bolsonarista diz que culpa das queimadas é dos índios, assista

Gilmar Mendes anuncia julgamento para atos de Moro contra Lula

“Moro e Dallagnol são chefes de quadrilha”, diz Lula

Economia

A defesa de Bezerra Coelho reagiu à ação da Lava Jato, por meio de nota:

“Causa estranheza à defesa do senador Fernando Bezerra Coelho que medidas cautelares sejam decretadas em razão de fatos pretéritos que não guardam qualquer razão de contemporaneidade com o objeto da investigação. A única justificativa do pedido seria em razão da atuação política e combativa do senador contra determinados interesses dos órgãos de persecução penal”, diz.

Já o filho do senador, o ex-ministro Bezerra Filho, atual deputado federal pelo DEM pernambucano, afirmou que “causa estranheza” a decretação de medidas cautelares de “fatos pretéritos sem contemporaneidade”. Para ele, as medidas são “desnecessárias”. “A defesa ainda não teve acesso ao pedido e à decisão do ministro que autorizou as medidas, mas pode afirmar que as medidas são desnecessárias e extemporâneas”.

A ação da PF no Congresso Nacional deverá ter reflexos políticos imediatos com a aceleração da instalação da CPI da Vaza Jato, que vai investigar procuradores da força-tarefa Lava Jato.

Nunca é demais recordar que, em dezembro de 2018, a Segunda Turma do STF havia rejeitado uma denúncia contra Bezerra Coelho na Lava Jato.