Bolsonaro compara índios a animais em zoológico

Jair Bolsonaro (PSL), que assume a presidência em janeiro, continua distribuindo patadas e destilando intolerância. Ou seria somente interesse financeiro? Desta vez ele disse que os índios nas reservas são como animais em zoológicos.

O interesse financeiro seria da expansão do agronegócio, em detrimento da manutenção das reservas indígenas com as florestas preservadas.

A declaração foi dada nesta sexta-feira (30) em Cachoeira Paulista (SP).

Ao responder a um repórter sobre a questão ambiental, o “coiso” disse:

“Sobre o acordo de Paris, nos últimos 20 anos, eu sempre notei uma pressão externa – e que foi acolhida no Brasil – no tocante, por exemplo, a cada vez mais demarcar terra para índio, demarcar terra para reservas ambientais, entre outros acordos que no meu entender foram nocivos para o Brasil.”

“Ninguém quer maltratar o índio. Agora, veja, na Bolívia temos um índio que é presidente. Por que no Brasil temos que mantê-los reclusos em reservas, como se fossem animais em zoológicos?”, Afirmou.

Economia

“O índio é um ser humano igualzinho a nós. Quer o que nós queremos, e não podemos usar o índio, que ainda está em situação inferior a nós, para demarcar essa enormidade de terras, que no meu entender poderão ser, sim, de acordo com a determinação da ONU, novos países no futuro.”

“Justifica, por exemplo, ter a reserva ianomâmi, duas vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro, para talvez, 9 mil índios? Não se justifica isso aí”, completou.

Bolsonaro não entende que os índios integram outras civilizações com valores diferentes dos nossos. Muito menos que a manutenção das reservas será lucrativa para o país pela biodiversidade, clima e pela questão da água, só para citar os mais óbvios.

Ao ignorar tantas informações óbvias, o presidente eleito se mostra um verdadeiro ignorante. Infelizmente.

Com informações do G1.