Hoje é Dia da Mulher, Dia de Dilma

8 de Março é Dia de Dilma Rousseff. A presidente eleita é o símbolo mais realístico da vítima do misoginia, do machismo e da violência contra a mulher brasileira. Quem acompanhou a deposição desta mulher honesta sabe que, do outro lado, homens desonestos a agrediram e agrediram uma nação inteira para tomar o poder, massacrar trabalhadores e trabalhadoras, escravizar, privatizar, instituir um país para poucos.

Os ataques criminosos e covardes que antecederam o Golpe de Estado, em 2016, não foram ataques somente contra a presidenta eleita Dilma Rousseff. Pelo contrário. Foram agressões contra as mulheres que ousaram sair do tanque e do fogão para protagonizar na política. Mas, conjunturalmente, o machismo venceu a batalha ao destituí-la. No imaginário popular ficou mensagem subliminar passada pela mídia: lugar de mulher é na cozinha, não na boa política.

8 de Março, Dia de Dilma Rousseff.

Parabéns à presidenta eleita e a todas as mulheres brasileiras, pelo que lutaram e pelo que a ainda lutarão. Afinal, bonita é a mulher que luta.

Uma singela homenagem do Blog do Esmael.