Zeca Dirceu, líder do governo Lula, se inscreve como candidato a prefeito de Curitiba

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) se inscreveu neste sábado (28/10) como pré-candidato a prefeito de Curitiba.

Zeca Dirceu, líder do governo Lula na Câmara, é filho do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu.

No entanto, apesar de inscrito no pleito municipal da capital paranaense, Zeca Dirceu ainda precisará transferir o título eleitoral e se filiar no PT de Curitiba para que sua inscrição tenha validade.

Além de Zeca Dirceu, o PT de Curitiba também tem como pré-candidatos registrados o advogado e comunicador Felipe Magal e a deputada Carol Dartora.

O deputado Renato Freitas igualmente estuda a possibilidade de se colocar como pré-candidato ao Palácio 29 de Março – sede do executivo municipal na capital de todos os paranaenses.

O PT curitibano se divide entre candidatura própria e uma chapa da denominada frente ampla.

Economia

O nome do deputado federal e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) desponta nessa articulação que reúne as direções do PT, PCdoB, PV, PSDB, Rede, PSOL, PDT, PSB e Solidariedade.

Embora haja essa disputa entre candidatura própria e frente ampla com Ducci, caberá à direção nacional do PT decidir sobre a política de aliança em todas as capitais brasileiras.

A candidatura da deputada Tabata Amaral (PSB), em São Paulo, por exemplo, tende a ser sacrificada em prol do projeto eleitoral do PT de eleger o aliado Guilherme Boulos (PSOL).

Em troca, os socialistas do PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin devem pedir a contrapartida do PT em Curitiba, qual seja, apoio a Ducci à Prefeitura.

A lógica é a mesma para outras praças no Nordeste e no Rio Grande do Sul, onde a sorte do PSB e do PT está selada nas eleições municipais de 2024.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Zeca Dirceu, líder do governo Lula, se inscreve como candidato a prefeito de Curitiba”

  1. Olha que está eleição municipal de 2024 para Curitiba, será bem curiosa a sua formação de grupos, pelo que se vem noticiando Ducci e agora o Greca estão querendo namorar o PT. Será que isso vai dar certo como deu Chuchu com Lula….uma resposta que só no final de 2024 saberemos.

Deixe um comentário