
Governo Richa tem “dois” secretários e uma cadeira na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; na sexta (4), tucano exonerou, a pedido, João Carlos Gomes (PSDB), que disputaria a Assembleia; entretanto, ex-secretário se “arrependeu” e quer voltar ao cargo depois que STF melou nova eleição no Tribunal de Contas; Plauto Miró, que é de Ponta Grossa, base política de Gomes, anunciou que disputará a reeleição devido à decisão judicial que devolveu cadeira de conselheiro a Fábio Camargo; o 1!º Secretário da Assembleia seria o favorito ao TCE.
A liminar concedida na noite de sexta pelo STF inviabiliza uma nova eleição para a vaga convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Valdir Rossoni (PSDB). A disputa, se ocorresse, teria como favorito o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), 1!º Secretário da ALEP.
A informação sobre a liminar do ministro Gilmar Medes foi prestada ao BLOG DO JOHNNY pelo deputado Plauto Miró e repercutida aqui pelo Blog do Esmael. A reportagem não conseguiu contato com o ex-secretário do Ensino Superior.
No lugar de Gomes, Richa nomeou o ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio. Formado em matemática, ele tem doutorado em Agronomia.
O convite para que João Carlos fosse candidato a deputado estadual ocupando o espaço que supostamente seria deixado por Plauto, foi feito por Rossoni, presidente estadual do PSDB, e pelo líder do governo na ALEP, deputado Ademar Traiano (PSDB), sendo referendado por Plauto e o governador Beto Richa, em conversas mantidas na última quinta e sexta-feira, 3 e 4 de abril.
A falta de segurança jurídica da nova eleição do TCE colocou Gomes
numa situação no mínimo constrangedora. Plauto Miró já avisou que disputa a reeleição para mais um mandato na Assembleia.
Com informações do Blog do Johnny.

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.



