Requião sugere a Lula nome para Petrobras

O ex-senador Roberto Requião (PT), pré-candidato ao governo do Paraná, sugeriu numa audiência pública que Luiz Inácio Lula da Silva, caso seja eleito presidente da República, nomeie o Guilherme Estrella como presidente da Petrobras.

Estrella, geólogo e ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, é considerado o principal especialista em petróleo no país e o “Pai do Pré-Sal”. Ele participou na manhã desta terça-feira (17/05), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), de um debate sobre a destinação dos recursos oriundos da exploração do Pré-Sal em saúde, educação e no desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Requião sugeriu a Lula, desde logo, diga que Estrella será o próximo presidente da Petrobras.

– Na minha opinião pelo comportamento pela ação e pela garra com que defende o petróleo brasileiro, Guilherme Estrella, deve ser o futuro presidente da Petrobras – justificou Requião, sugerindo o nome do geólogo para Lula.

Estrella e Requião entre petroleiros e parlamentares
Requião sugeriu o nome do geólogo Guilherme Estrella para a presidência da Petrobras num eventual governo Lula. Foto: Eduardo Matysiak

Roberto Requião disse que tem certeza que Lula vai ser eleito e Bolsonaro será derrotado pela inflação, pelo custo de vida.

– A gente vai no mercado a cada semana e compra com o mesmo dinheiro muito menos. O país não vai suportar isso e o governo não vai corrigir o processo inflacionário porque ele está ideologicamente vinculado ao livre comércio e ao liberalismo econômico. Os preços administrados [pelo governo] continuaram subindo, o preço do petróleo é uma verdadeira loucura – analisou.

Em sua fala, Requião ainda disse que não teríamos tido impeachment de Dilma Rousseff nem prisão do Lula – se, lá atrás – ele [o ex-presidente] tivesse cedido aos interesses do capital financeiro.

– Eu não falo hoje nem do imperialismo americano porque eu acho que os americanos estão subordinados ao governo ocupado pelo capital financeiro. Os Estados Unidos, hoje, vivem uma crise econômica terrível, onde milhares de pessoas estão morando nas ruas por falta de emprego – disse.

Veja também  Datafolha: Paes lidera no Rio com 30%; Crivella tem 14%

Após a audiência pública, pelo Twitter, Requião reafirmou sua sugestão a Lula:

– A verdadeira estrela do PT para orientar os rumos da devolução da Petrobras ao povo brasileiro é o Guilherme Estrella, que viabilizou o pré-sal – escreveu.

Assista ao trecho da fala de Requião: