Xi Jinping foi eleito nesta sexta-feira (10/3) para um inédito terceiro mandato como presidente da China, se tornando o chefe de estado mais antigo da China moderna. Ele prometeu “construir um país socialista moderno”.
O que você precisa saber sobre o terceiro mandato de Xi Jinping:
- Xi Jinping é reeleito para um terceiro mandato sem precedentes como presidente da China, tornando-se o chefe de estado mais antigo da China moderna.
- Durante a cerimônia, foram aprovadas reformas para instituições governamentais e eleitos novos membros do comitê permanente do politburo.
- Xi foi previamente nomeado chefe do Partido Comunista Chinês e das forças armadas, os cargos mais significativos na política chinesa.
- Pequim revelou uma meta de crescimento de “cerca de 5%” e um aumento modesto nos gastos com defesa.
- Xi enfrenta desafios, incluindo protestos contra sua política de Covid-zero e ventos contrários à economia chinesa e relações com os Estados Unidos.
- Xi está dividido entre apoiar a Rússia na invasão da Ucrânia e reconstruir laços com a Europa para ajudar a economia do país.
Li Qiang também foi nomeado primeiro-ministro, e o Congresso Nacional do Povo aprovou reformas para instituições governamentais. Han Zheng foi eleito vice-presidente e Zhao Leji, presidente parlamentar.
Pequim revelou uma meta de crescimento de cerca de 5% e um aumento nos gastos com defesa.
As relações entre a China e os EUA estão em baixa, e Xi está dividido entre apoiar a Rússia na invasão da Ucrânia e reconstruir os laços com a Europa.
LEIA TAMBÉM
- China prevê conflito com os Estados Unidos; vem aí a Terceira Guerra Mundial?
- China aumenta orçamento da defesa e anuncia oposição à ‘independência de Taiwan’ em 2023
- Rússia diz estar considerando proposta chinesa pelo fim da guerra na Ucrânia: ‘Prestando atenção ao plano de paz da China’
- Guerra na Ucrânia: China apresenta plano de paz com 12 pontos
- Vladimir Putin se encontra com líder chinês nas vésperas do primeiro ano da guerra na Ucrânia