Início / Notícias

Luiz Fernando Pereira oficializa candidatura à presidência da OAB-PR

A corrida pela presidência da OAB Paraná teve a oficialização da pré-candidatura de Luiz Fernando Pereira, pelo grupo XI de Agosto. Em vídeo divulgado nesta terça-feira (24), Pereira expressou sua alegria em poder finalmente anunciar sua intenção de liderar a seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil.

“É um orgulho muito grande”, declarou o advogado, destacando o apoio de 48 dos 49 presidentes de subseções da OAB-PR. De acordo com ele, essa expressiva adesão reforça a força de sua campanha e evidencia a confiança depositada em suas propostas para a advocacia paranaense.

A possibilidade de anunciar oficialmente sua pré-candidatura veio após uma decisão da Justiça Federal, que suspendeu as restrições impostas pelo Conselho Federal da OAB à pré-campanha.

“Agora posso dizer que sou pré-candidato à presidência da OAB pelo grupo XI de Agosto”, celebrou Pereira, ressaltando a importância da democracia interna na Ordem e defendendo eleições diretas para o Conselho Federal.

Além de Luiz Fernando Pereira, outros dois nomes se apresentam na disputa: Marlus Arns, com a chapa “Algo Novo”, e Flávio Pansieri, conhecido por sua atuação no Direito Constitucional. A eleição, marcada para a segunda quinzena de novembro, promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos.

Pereira enfatiza a necessidade de uma escuta ativa da advocacia e de uma construção conjunta de soluções para os desafios atuais. “Vamos trabalhar com método e com o coração para estar à altura da advocacia paranaense”, afirmou, sinalizando um compromisso com as demandas mais urgentes de advogados e advogadas.

O cenário eleitoral na OAB-PR reflete a prática de uma classe em busca de representatividade e renovação. A ampla base de apoio a Pereira pode ser um indicativo de mudanças significativas na condução da entidade nos próximos anos.

É momento de a advocacia paranaense se engajar e participar ativamente desse processo democrático, avaliando propostas e perfis dos candidatos. O futuro da OAB-PR está em jogo, e a escolha de sua liderança será determinante para os rumos da profissão no estado.

Continuaremos acompanhando de perto os desdobramentos dessa eleição, trazendo análises e informações para manter a comunidade jurídica bem informada.

Aqui está a íntegra da fala de Luiz Fernando Pereira:

“Nós estamos aqui discutindo uma série de propostas para a advocacia, para a OAB. Mas vou fazer uma interrrupção para comentar um fato novo. Há um provimento no Conselho Federal que restringe muito a pré-campanha; o provimento do Conselho Federal não é bom. Aliás, o Conselho Federal precisa levar um banho de democracia. Há 10 anos, eu defendo a eleição direta para o Conselho Federal. Mas ontem a Justiça Federal afastou essas regras restritivas do Conselho Federal. E agora podemos dizer, eu posso dizer que sou pré-candidato a presidente da OAB pelo grupo XI de Agosto. É um orgulho muito grande. Tenho o apoio de 48, dos 49 presidentes de subseções do Paraná. Dezenas de amigos e amigas, que estão no Sistema –e que não estão no sistema– me incentivaram a ser candidato à presidência da OAB. E agora posso dizer porque caiu o provimento do Conselho Federal: sim, eu sou pré-candidato a presidente da OAB na eleição deste ano.”

Leia também no Blog do Esmael: "A inelegibilidade de Lula é precária", explica jurista; Jurista detalha registro da candidatura de Lula; "Ninguém pode aprisionar a candidatura de Lula"