‘PCdoB não vai topar roleta russa com o PT’

O PCdoB não deverá concordar com a estratégia do PT para anúncio do registro das candidaturas de vice e presidente somente no dia 15.

‘PCdoB não vai topar uma roleta russa com o PT’, disse ao Blog do Esmael uma fonte ligada à legenda vermelha, que, a pedido dos petistas, indicou Manuela D’Ávila para a vice na chapa de Lula.

Setores no PT defendem que o anúncio do vice seja feito na véspera do registro, qual seja, 15 de agosto, data tradicionalmente estipulada pelo TSE.

Entretanto, os advogados de Lula estão orientando para que as atas — se houver coligação — sejam juntadas neste domingo (5) para não dar margem a impugnações.

Além do mais, se não fechar a coligação no domingo, muito provavelmente, afastará o PCdoB do acordo eleitoral com o PT. Dificilmente os comunistas aguardarão sem garantias — política e jurídica — de que a chapa será registrada.

Internamente, ainda há luta no PT. Algumas alas do partido advogam a tese de que o vice seja o ex-prefeito Fernando Haddad. O problema é que passará a mensagem de que o Haddad é o ‘plano B’ e que Lula não é candidato.

Economia

“Lula, com PCdoB e PROS, pode vender a mensagem de que sua candidatura é pra valer. Mas se indicar Haddad para a vice, isto se perde”, problematizou ao Blog do Esmael um estrategista petista.