Paraná Pesquisas em PE: João Campos atropela no 1º turno; Raquel Lyra cresce na aprovação, mas patina no voto

O cenário político em Pernambuco aponta para uma dualidade intrigante, conforme revela o novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (22). Embora a governadora Raquel Lyra (PSD) tenha conseguido reverter a tendência de desaprovação e agora conte com o aval da maioria dos pernambucanos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), mantém uma liderança avassaladora que lhe daria a vitória no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

O fenômeno João Campos

No principal cenário estimulado para o governo estadual, João Campos atinge 53,1% das intenções de voto. Raquel Lyra aparece com 31,0%, seguida por Eduardo Moura (Novo), com 3,9%, e Ivan Moraes (Psol), com 0,9%.

A força de Campos é transversal, mas ganha contornos de “tsunami” entre as mulheres (55,8%) e jovens de 16 a 24 anos (58,0%). Em um eventual segundo turno contra a atual governadora, o socialista venceria por 55,1% contra 33,8%.

A recuperação de Raquel Lyra

Se a eleição é um desafio, a gestão de Raquel Lyra respira novos ares. Pela primeira vez em um ano, a aprovação da governadora superou a desaprovação com folga:

  • Aprova: 55,4% (era 48,7% em agosto).
  • Desaprova: 40,8% (era 47,6% em agosto).
  • Avaliação positiva (Ótimo/Bom): 37,6%.

Apesar da melhora na imagem administrativa, a transferência desse desempenho para intenção de voto ainda encontra barreira na popularidade consolidada de João Campos.

Disputa pelo Senado: Humberto Costa na frente

Para as duas vagas que estarão em disputa no Senado Federal em 2026, o atual senador Humberto Costa (PT) lidera com folga em todos os cenários testados:

  1. Humberto Costa (PT): 38,0%
  2. Miguel Coelho (União Brasil): 30,0%
  3. Gilson Machado (PL): 20,2%
  4. Anderson Ferreira (PL): 19,7%

Em outro cenário, com Eduardo da Fonte (PP) na disputa, ele aparece com 26,3%, ocupando a segunda posição atrás de Humberto (38,5%). Já em um cenário com Marília Arraes (SDD), ela desponta com 40,4%, travando uma disputa técnica pela liderança com Humberto Costa (36,4%).

A pesquisa, realizada presencialmente pelo Instituto Paraná Pesquisas, ouviu 1.502 eleitores em 61 municípios do estado entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2025. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Continue acompanhando os bastidores da política e do poder pelo Blog do Esmael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *