O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito a correligionários, em todo o País, que seu dileto amigo Roberto Requião (PT) vai virar a eleição no Paraná com o voto do ‘eleitor silencioso’ até 2 de outubro.
Na próxima terça-feira, dia 27, após a novela Pantanal, a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, realizará o último debate do primeiro turno entre os candidatos ao governo do estado. Estão confirmados, além de Requião, Ratinho Junior (PSD), Ricardo Gomyde (PDT) e Professora Angela (PSOL).
Nas pesquisas de tracking do PT, o jogo continua aberto e Requião permanece no páreo – embora o partido reconheça certo “favoritismo” de Ratinho. Segundo os petistas, cerca de dois terços dos eleitores ainda não sabem em quem votar para governador.
Nas últimas horas, a propaganda de Requião no horário eleitoral veiculou na TV peça grudando Ratinho Junior às “rejeições” do presidente cessante Jair Bolsonaro (PL), tais como a volta da fome e da miséria, a falta de empatia na pandemia, a compra de imóveis com dinheiro vivo, dentre outras mazelas.
Apoiados por pesquisas internas, petistas dizem que Lula virou no Paraná e isso está impulsionando a campanha Requião nos 399 municípios paranaenses.
– Não é à toa que, depois de chegar à Boca Maldita, na garupa de Bolsonaro, Ratinho Junior determinou à sua campanha esconder o presidente. Os eleitores viram o “BozoRato” e nós também – disse ao Blog do Esmael o deputado Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná, no dia 31 de agosto. O governador repetiu o gesto após o comício em Prudentrópolis, antes de Bolsonaro embarcar para Londres e Nova York.
Aliados venderam a Ratinho Junior que o ex-presidente Lula iria ficar “neutro” nas eleições do Paraná, mas o governador teria ficado com “reiva” depois que o petista citou Requião no debate na Band TV. Por isso o governador subiu no Palanque de Bolsonaro.
– Tem três pessoas no Brasil, que eu trato com deferência: Mário Covas, Requião e Ciro Gomes. Eles têm o coração mais mole que a língua – disse Lula, que lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. “De vez em quando, eles podem até falar mal de mim”, completou Lula.
O comício Lula e Requião na tradicional Boca Maldita, em Curitiba, um dos maiores desde a manifestação pelas Diretas Já, em 1984, causou dor de barriga nos bolsonaristas e na coordenação da campanha de Ratinho Junior. Mais de 50 mil pessoas lotaram a Rua XV de Novembro, a Rua das Flores, no centro da capital paranaense.
Ratinho faltou a 4 debates entre candidatos ao governo do Paraná
O governador Ratinho Junior faltou ao menos a 4 debates nas eleições 2022. A saber:
- Band TV, 07/08, em Curitiba
- Rede Brasil Sul, 27/08, em Londrina
- Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 01/09, Londrina
- TV Sudoeste, 15/09, em Pato Branco
Blog do Esmael, notícias verdadeiras.
LEIA TAMBÉM
- Tic-tac: falta uma semana para o fim do ódio e de 100 anos de sigilo
- Requião desnuda na propaganda eleitoral apoio de Bolsonaro a Ratinho Junior: ‘eles são uma coisa só’
- Debate na Globo terá Ratinho Junior, Requião, Gomyde e Professora Angela
- No Paraná, trabalhadores pedem voto em Requião e Lula ‘contra os inúteis’ Ratinho e Bolsonaro